quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Homem morre após ser atingido por raio em Cruzeiro do Sul

120229_inpe-2
Um produtor rural, de 48 anos, morreu após ser atingido por um raio na zona rural de Cruzeiro do Sul (AC) por volta das 16h de terça-feira (15). Francisco Correia de Souza trabalhava na lavoura e usava um facão quando recebeu a descarga elétrica, informou a família.
Segundo o sargento Renízio Negreiros, da Polícia Militar, que trabalha na segurança do Pronto-Socorro, a vítima apresentava ferimentos na cabeça e nos pés, além das queimaduras. “Até as roupas dele ficaram queimadas”, comentou.O homem foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) quando já estava a caminho do Pronto-Socorro, em um carro da família. “Esse paciente apresentava várias queimaduras pelo corpo e estava em parada respiratória. Nós adotamos todos os procedimentos, fizemos a remoção ao Pronto-Socorro onde ele foi entubado, mas infelizmente não resistiu”, explica a coordenadora local do Samu, Socorro Holanda.
Francisco não resistiu aos ferimentos (Foto: Arquivo pessoal)
“Foi uma coisa impressionante, ficamos muito abalados, mas é a permissão de Deus. E o curioso é que não estava um grande temporal, foi surpreendente”, lamenta Arnaldo Correia, irmão do agricultor.
Alta incidência de raios
O climatologista Alejandro Fonseca explica que a região amazônica tem uma alta incidência de raios. De acordo com o estudioso,  mais 11 milhões de raios são contabilizados somente nesta região anualmente. "Esses números são devido a fortes tempestades que temos nessa região", disse.
Fonseca ressalta que durante uma tempestade é necessário se proteger. Evitar áreas abertas, campos, estruturas metálicas e árvores de grande porte. "Devemos evitar também usar telefone com fio e, se possível, as casas terem para-raios de acordo com a norma de segurança", alerta.
O especialista diz ainda que mais de 100 pessoas por ano morrem no Brasil em decorrência de raios. "Sem contar as vítimas que ficam com alguma sequela do acidente. Porque às vezes a incidência não é direta, a eletricidade pode ser conduzida pelo solo até chegar na pessoa e ocasionar ferimentos e até mesmo a morte. A dica é se proteger e evitar contato com instrumentos que passem eletricidade".
FONTE.G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário