segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Indígenas exigem explicações sobre possível exploração de petróleo


Os índios entendem que a possível exploração podem causar sérios prejuízos ambientais.
Encontro reuniu representantes de 12 etnias da região do Juruá/Foto: Juruá Online
Encontro reuniu representantes de 12 etnias da região do Juruá/Foto: Juruá Online
A Terra Indígena dos Poyanawas, no município de Mâncio Lima, foi palco de um encontro, nesta terça e quarta-feira (4 e 5), com representantes de 12 etnias da região do Juruá, para um debate relacionado às pesquisas sobre a possível existência de petróleo e gás natural no subsolo da região.

As lideranças indígenas debateram o assunto com representantes da empresa Georadar, contratada para realizar os estudos, e de organizações ligadas às questões indígenas. Houve apresentações culturais durante os dois dias.

As pesquisas não envolvem áreas de preservação como reservas indígenas, mesmo assim, os índios entendem que os estudos e a possível exploração podem causar prejuízos ambientais, através dos rios, por exemplo.

“Não sabemos direito o que está acontecendo, por isso, solicitamos um documento com mais explicações, e queremos saber o que o governo tem de projetos para nós. Vamos avançar com as discussões e ouvir a Agência Nacional do Petróleo (ANP), que é responsável por essa pesquisa. A Georadar está apenas prestando um serviço”, comentou um dos líderes do Povo Poyanawa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário