sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Atirador mata 26 e morre em escola infantil em Connecticut, nos EUA

Foto de jornal local mostra crianças sendo retiradas da escola em Newtown, Connecticuc, em que ocorreu o tiroteio nesta sexta-feira (14) (Foto: AP)

Um tiroteio em uma escola fundamental deixou pelo menos 27 mortos, 20 deles crianças, nesta sexta-feira (14), na pequena cidade de Newtown, no estado americano de Connecticut, segundo a polícia. Outra pessoa adulta morreu em Hoboken, Nova Jersey, em um incidente relacionado com o crime.
Inicialmente, a imprensa americana identificou o atirador, que morreu no local, como Ryan Lanza, de 24 anos. Depois, órgãos retificaram a informação: o morto seria Adam Lanza, de 20 anos. Ryan, seu irmão, estaria vivo e prestando depoimento em Nova Jersey.
A polícia ainda estava identificando o cadáver.
A chamada de emergência para a ocorrência ocorreu às 9h41 locais, segundo a polícia local.
Morreram 18 crianças no local, e outras duas no hospital. Seis adultos também morreram, além do próprio atirador.
Entre os mortos na escola, estava a própria mãe do atirador, que era professora e seria o alvo principal do atirador.
Segundo testemunhas, o atirador entrou na escola e matou a mãe, em uma sala de aula de pré-escola. Depois,atirou contra os alunos, saiu, e atirou em adultos, antes de morrer.
Entre os adultos mortos, estariam o diretor e a psicóloga.
O atirador também teria matado outra pessoa, que, segundo a imprensa americana, seria seu pai, em uma casa em Hoboken.
Essa informação ainda está sendo investigada, segundo a polícia.
O corpo do atirador ainda estava na escola que foi palco do tiroteio, segundo o tenente Paul Vance, porta-voz da polícia local.
Durante o ataque, ele levava quatro armas e um colete à prova de balas, segundo a polícia.
Ainda não se sabe quem teria disparado o tiro que o matou. Segundo o "New York Times", ele se matou antes da chegada da polícia.
O ataque é um dos mais graves ocorridos em escolas nos Estados Unidos. O número de vítimas é o segundo maior em ataques do gênero, só ficando atrás do massacre de 2007 na universidade Virginia Tech, que deixou 32 mortos. 
O tiroteio desta sexta ocorreu na escola Sandy Hook, que tem cerca de 600 alunos com idades variando entre 5 e 10 anos.
Newtown é uma cidade de cerca de 27.500 habitantes, subúrbio da capital estadual, Hartford, e situada 128 quilômetros a nordeste de Nova York
Mais recentemente, um atirador abriu fogo em um shopping center do Oregon, matando duas pessoas, e depois se suicidou, na terça-feira.
O pior ataque ocorreu em julho em uma sessão da meia-noite de um filme da série "Batman", em Aurora, no Colorado, que matou 12 pessoas.
No mês passado, o atirador Jared Loughner foi condenado à prisão perpétua por matar seis pessoas em Tucson, Arizona, em janeiro de 2011 em um ataque alvejando a congressista Gabrielle Giffords, que foi baleada na cabeça a queima-roupa, mas sobreviveu.

Tiroteios com mortos são frequentes em locais públicos no país e, geralmente, terminam com o atirador sendo baleado ou se suicidando.
Contudo, apesar das tragédias, o apoio a leis mais duras sobre o porte de armas divide opiniões, com muitos americanos se opondo às restrições ao que eles consideram ser um direito constitucional para manter armas de fogo potentes em casa.

fonte g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário