quinta-feira, 8 de agosto de 2013

“Forte frente fria poderá provocar temporais na sexta e no sábado em grande parte do Acre”, diz Friale

Uma nova onda de frio atingirá boa parte do Brasil, a partir desta sexta-feira, 9, despencando a temperatura até na Amazônia Ocidental. De acordo com o pesquisador Davi Friale, a intensa massa de ar frio, de origem polar, terá rápido deslocamento pelas terras baixas do centro da América do Sul, devido às altas pressões atmosféricas que se formarão no oeste da Argentina.
“No sábado, logo cedo, ventos muito fortes, com rajadas que poderão ultrapassar 60km/h, atingirão os municípios do leste e do sudeste do Acre, onde se localizam Rio Branco e Brasileia. O choque do ar frio com o ar quente, que está sobre a região, deverá provocar temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e, eventual, queda de granizo, de forma bastante ampla, no estado, principalmente, nos municípios localizados nas regiões da capital e da fronteira com a Bolívia e com o Peru”, explicou o pesquisador em seu portal de meteorologia, O Tempo Aqui.
Friale alerta que no entanto, até mesmo na sexta-feira, quando o calor será intenso, haverá condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de temporais isolados, a partir da tarde, por causa da aproximação dessa frente fria.
Ainda segundo a previsão, no sábado, no domingo e no amanhecer de segunda-feira, a temperatura cai acentuadamente e os termômetros estarão marcando mínimas entre 11 e 14ºC, em Rio Branco, Brasileia e proximidades. Mesmo durante o dia, a temperatura deverá ficar abaixo de 23ºC. Entretanto, a sensação térmica, que é aquela que o nosso corpo sente, se exposto ao vento, será bem inferior, podendo ficar abaixo de 8ºC, durante a noite, devido aos fortes ventos que estarão soprando de sudeste.
Em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e demais municípios do centro e do oeste do estado, a temperatura mínima deverá ficar entre 14 e 17ºC.
Com informações do Portal O Tempo Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário