domingo, 10 de fevereiro de 2013

Índios arredios expulsos do Peru são vistos em Tarauacá


Índios arredios, desconhecidos e de etnia não identificada estão se aproximando de aldeias e vilas na região da terra indígena do rio Gregório, em Tarauacá, já tendo sido avistados por várias pessoas na aldeia Nova Esperança, onde vivem cerca de 500 pessoas da etnia Yawanawa, segundo relato do cacique Biraci Brasil, divulgado pelo blog do Accioly, de Tarauacá.

O cacique estima que esses índios, chamados de “bravos” na região, estejam sendo expulsos do Peru, onde uma série de projetos agropecuários e mineradores estão impactando a Amazônia. Por isso, eles estariam buscando refúgio longe de suas áreas tradicionais e assim penetrando em território brasileiro.

O cacique Yawanawa Biraci Brasil diz que a comunidade indígena está preocupada com a integridade de seus irmãos desconhecidos e foi a Tarauacá pedir apoio da prefeitura, da Funai, do governo do Estado e de indigenistas para contato,  providências de proteção, identificação e orientação sobre os visitantes.

No local em que os índios foram avistados, a área indígena do Rio Gregório, existem nove aldeias, somando cerca de 900 habitantes. São elas Matrinchâ, Amparo, Ywarany, Sete Estrelas, Tibusso, Escondido, Mutum, Nova Esperança e Timbaúba (Catukinas), todas localizadas no alto rio, distantes da sede do município de Tarauacá sete horas em pequenas embarcações.

Há alguns dias, um grupo de pelo menos vinte índios foi avistado por moradores de Nova esperança, mas quando a comunidade tentou contato, eles correram e se embrenharam na mata fechada.

Os índios reivindicam a proteção aos recém-chegados e também segurança para suas aldeias. O cacique se encontrou com o vice-prefeito Chagas Batista, que prometeu interceder junto às autoridades estaduais e federais para buscar uma solução
.
FORTE.jornalatribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário