terça-feira, 14 de agosto de 2012

Bancários lançam sua campanha salarial de 2012


Os bancários acreanos lançaram, na manhã desta segunda-feira (13), sua campanha salarial de 2012, com um ato no centro de Rio Branco. O lançamento contou com a presença de lideranças sindicais, entrega de panfletos e adesivos, carro de som, faixas e distribuição de informativos para funcionários e clientes nas agências da Capital.
Segundo a direção do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Acre (Seeb-AC), nesta campanha salarial os bancários não reivindicam apenas reajuste real, melhor Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e fim do assédio moral e das metas abusivas. Querem, também que as instituições financeiras cumpram com o seu papel social de contratar mais bancários. Além de reduzir as filas nas agências, novas contratações melhorariam as condições de saúde dos funcionários ao diminuir o ritmo intenso de trabalho, agravado pelas metas abusivas e o assédio moral, que tanto adoecem a categoria.
Ciente de uma campanha salarial dura, o presidente do Seeb-AC, Edmar Batistela, durante o ato, convocou a categoria a participar das atividades para o enfrentamento de uma possível greve, caso as negociações com a Fenaban e a direção dos bancos públicos não avancem. Batistela aproveitou o ato de lançamento da campanha salarial para mandar uma mensagem à população: "Chega de truques, banqueiro".
O ato de lançamento da campanha contou ainda com a presença do diretor da Fetec-Centro Norte, Adilson Souza. O sindicalista, nos próximos três dias, estará visitando as unidades bancárias da Caixa Econômica para falar da pauta de reivindicações dos trabalhadores da empresa.
Em relação às negociações ocorridas no último dia 10, entre comando nacional e direção da Caixa Econômica, Adilson Souza explicou que não houve avanço. A Caixa negou a maioria das reivindicações, entre elas: isonomia de direitos entre novos e antigos, pagamento do ticket alimentação aos aposentados, fim do voto minerva na Funcef e definição de critérios para descomissionamento.
Por fim, Adilson lembrou que será uma Campanha Salarial dura, conclamando os bancários a participar das atividades orientadas pelo Sindicato.
Nos dias 13 e 14 deste mês, a pauta específica dos funcionários do Banco do Brasil, será discutida entre o comando nacional e a direção do Banco do Brasil.


Pauta de saúde A pauta de saúde será retomada nos dias 15 e 16, quando o comando nacional e a Fenaban, voltam a negociar em São Paulo. O ponto de pauta será saúde bancária, com demandas como a pausa de 10 minutos a cada 50 trabalhados e a situação dos trabalhadores afastados por doença que, diante da demora na realização da perícia pelo INSS, ficam sem salário e sem benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário