sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Governo do Estado empossa 1.020 novos professores

Governador César Messias esteve presente na posse do maior concurso da educação já realizado no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Com o Teatro Plácido de Castro lotado na tarde desta quinta-feira, 13, o governo do Estado do Acre começou a dar posse dos 1.020 novos professores da rede pública estadual. Só nessa solenidade, 541 novos professores de Rio Branco, Senador Guiomard e Bujari foram empossados no novo cargo. Na sexta-feira, 14, todos os outros municípios darão posse aos seus professores nos núcleos de educação. E até semana que vem, uma terceira chamada será feita, totalizando 2.113 novos professores efetivos e 486 para pessoal de apoio, o maior concurso da educação da história do Acre.
O governador em exercício César Messias esteve presente e ressaltou que esse foi um momento histórico. “O governador Tião Viana está muito triste de não poder estar aqui, mas manda um abraço para todos. E eu tenho certeza que o trabalho de vocês será muito importante para o futuro do Acre, do Brasil. Nosso estado vai ser mais feliz com vocês aqui, a partir de hoje, nessa jornada que temos por um Acre melhor. Este concurso é uma prova de que tratamos a educação como prioridade”, disse o governador.
O concurso foi feito em 2013, apenas para cargos efetivos, reforçando o quadro estadual e eximindo o Estado da necessidade de novos concursos provisórios. Segundo o secretário de Educação, Daniel Zen, os aprovados “muito nos honram com o êxito que foi o maior concurso para a educação da história do Acre e o processo mais tranquilo que tivemos também. O serviço público é muito gratificante e nos traz muito orgulho. O trabalho que a gente faz atinge diretamente o cidadão, aquele que realmente movimenta e do qual precisa a máquina pública”.
secom_professores_13_02_14_ SV_(25)2
Parceira para a realização do concurso, a secretária de Gestão Administrativa, Flora Valladares, mencionou o atual momento de dificuldades da gestão pública, mas ressaltou que ainda assim educação não é onerar, mas investir. “Nós estamos finalizando um concurso de mais de 2.100 vagas, que acrescenta mais de R$ 2,5 milhões mensais à folha salarial. Para vocês observarem como o governo se importa com a educação. E por favor, tenham uma verdadeira dedicação por aqueles que estão em sala de aula”, ressaltou.
Entre as cadeiras do Teatrão tomadas por novos professores e seus familiares, emocionados com o momento da posse, estava Evanilda da Silva. Com um largo sorriso no rosto, ela fez questão de agradecer pela oportunidade. “Eu posso resumir este momento em uma só palavra: ‘dignidade’. Trabalho há 12 anos com educação, fui provisória e agora sou efetiva. Eu lembro que. quando vi a concorrência para pedagogia, fiquei até desanimada. Mas, com o apoio da minha família e a graça de Deus, passei. Estou muito feliz”, disse.
“Hoje é um dia de celebração para todos vocês. Podemos investir muito em projetos, mas temos que investir em pessoas. O papel do professor é o de dar significado às informações que são passadas. Esse é o desafio de vocês: o de educar para o amor.”
Nazareth Lambert, subchefe da Casa Civil
Perpétua Almeida, deputada federal

“A sensação que eu tive era de que vocês cantaram o Hino Acreano com mais orgulho hoje. Porque é um momento de orgulho para vocês. O nosso estado é um dos cinco que paga melhor nesse país. Vocês vão educar cidadãos. Precisamos de um mundo melhor, com pessoas melhores.”
IMG_0540_Fotor_Collage
“Na minha época, o professor recebia um salário mínimo. Hoje as coisas mudaram e melhoraram muito, mas ainda precisamos de muito mais. E a Aleac está aqui para isso, nessa luta, mesmo reconhecendo os avanços que este governo conquistou.” Jamyl Asfury, deputado estadual
“Ser educador não é fácil, e os desafios são enormes. Nós lutamos para que os profissionais da educação sejam realmente valorizados, e avançamos muito. E podem contar com um sindicato que está a favor da nossa categoria.” Rosana Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac)
FONTE.Agencia.ac

Nenhum comentário:

Postar um comentário