quarta-feira, 5 de junho de 2013

EXISTEM CULPADO(s) PELAS MORTES NO TRÂNSITO DE TARAUACÁ E OUTROS MUNICÍPIOS DO ACRE? SIM, CLARO QUE EXISTE.

A população tarauacaense convive diariamente com esse ‘MMA’ do trânsito (MENOSPREZO MORTAL NO ACRE), pela vida que se abateu sobre o que já estava abatido há muito tempo e ninguém se dá conta, que é a falta de respeito e amor ao próximo.

A banalização e a impunidade fazem crescer vertiginosamente esse sentimento primata e animalesco de que nada dá em nada.
Não é uma nem duas vezes que assistimos por dia dezenas de imprudências no trânsito, tanto de motoristas como de pedestres, esse último sabendo que tem prioridade usa e abusa da indústria das indenizações.

Culpados? Sim existem culpados, somos todos nós, que transformamos nosso carro, moto, bicicleta em uma arma, às vezes por motivos fúteis, como por exemplo, um problema familiar em casa. 

Em Tarauacá é comum ver crianças que tem idade ainda para usar bico(chupeta), indo pra escola sozinho com uma bicicleta menor que um aro de pneu de caminhão aumentando ainda mais o ponto cego de um motorista. Ou ao contrário, uma bicicleta de adulto que ele se quer encosta o pé no chão.

- Adolescentes levantando a frente da bicicleta andando em uma roda só e caindo para o lado esquerdo arriscando um acidente com quem vem atrás.

- Adolescentes e adultos falando ao celular e ainda por cima com fone de ouvido, não ouvindo o som do carro ou moto que vem atrás em completa desatenção.

- Menores com essas bicicletas elétricas fazendo ziguezague em velocidades maiores que a de uma moto, isso sem usar se quer um capacete de ciclista.

- Pedestres e ciclistas saindo pela entrada de bairros.

- Pessoas vindo na contramão em frente ao Quartel da Polícia Militar vindo da Panificadora Acreana na Av. Antônio Frota, e ninguém chama a atenção, mesmo porque se chamar não dá em nada.

- Pessoas atravessando rua sem olhar, como se estivesse em uma picada no meio da mata.

- Motoristas ultrapassando pela direita.

- Alunos do Ensino Médio? Se eu falar vou ser processado.

- Ciclistas andando a noite sem usar olho de gato. E por aí vai...

Qualquer manifestação cultural na cidade seja uma festa, um bingo, o povo endoida, literalmente pira o cabeção, parece que todo mundo entra num transe louco que se não resolver as coisas correndo não vai conseguir curtir a festa, nada é feito com sobriedade, um mínimo de lucidez e cálculo de consequência.

Eu não paro mais na faixa, não quero ser cúmplice de um acidente, parei por duas vezes e quase causei uma morte, não, não paro mais, reduzo e vou passando bem devagar piscando o farol e buzinando, infelizmente á assim que tem que ser.

Mas, os maiores culpados são sim as autoridades políticas, partindo da premissa de que ninguém enfiou uma arma na cabeça de vocês para serem políticos, vocês tem obrigação de tomar atitudes e decisões que não tomam, por serem impopulares.

Vocês são os principais culpados, e se conseguem se livrar da justiça comum, não conseguirão se livrar da divina. Cada morte está sendo debitada em sua conta.

Está provado que o pouco que se está fazendo nas escolas em relação à educação no trânsito não está surtindo efeito, e se surtir é a longo prazo, enquanto isso quem vai preencher esse ‘gap’ cultural entre as crianças e os adolescentes e adultos? Quantas crianças ou o povo da floresta ainda têm que morrer para que seja feita alguma coisa?

Não só critico, mas mostro também o caminho e bato na mesma tecla, o que se tem que fazer é mudar as leis que são fracas.

Todos sabem que sou a favor do álcool zero, mas sei também que é uma lei que arrecada, e por isso deu certo. E as outras, por que não dão ênfase, mesmo sendo fracas?

Quantos motoristas tiveram a carteira suspensa em Tarauacá? Quantos menores foram pegos dirigindo com anuência dos pais? 

Quantas blitz foram feitas não só para olhar documentos, mas para ver as condições dos veículos, muitos sabem que alguns por aí, mal tem freio, seta e está emplacado. 

A população tarauacaense quer saber!

Suspendam a carteira dos motoristas, botem esses mesmos motoristas, ciclistas e pedestres na escolinha para assistirem filme de acidentes o dia inteiro, refaçam as provas, distribuam cartilhas principalmente para as pessoas que vem do seringal, responsabilizem os pais, mas façam alguma coisa.

Sou reacionário? Conservador? Posso até ser, pois raciocino mesmo e reajo, procuro conservar e celebrar antes de tudo a vida, principalmente de crianças inocentes. E quer saber? Não estou nem aí para o que pensam de mim, o que importa é o que vocês e Deus pensam de vocês. 

Se não fizerem nada, até o próximo acidente, será mais um nas suas costas.
FONTE.tarauacánoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário