segunda-feira, 10 de junho de 2013

Medida de Segurança para usuários leva Infraero a cercar área do Igarapé Preto

Igarape Preto 4
Elson Costa
Uma cerca que está sendo feita pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que vai impedir o trânsito de veículos na área onde se encontra a quadra de areia e os antigos quiosques, na área do Igarapé Preto, levantou os mais diferentes questionamentos da população por se tratar do mais importante balneário do município.
Igarape Preto 5
A superintendente em exercício da Infraero, Cleisse Negreiros, informou que a decisão foi tomada depois da análise de vários fatores, sendo o principal a avaliação dos riscos causados a segurança dos usuários que utilizam a antiga área dos quiosques, que estão em precárias condições e podem causar um acidente, pois alguns já desmoronaram.
Igarape Preto 1
A utilização indevida pelos usuários de uma área de estacionamento, utilizada para bebedeira e até para consumo de drogas, principalmente no período noturno, onde nos finais de semana são quebradas muitas garrafas e o acúmulo de lixo deixado pelos banhistas tem atraído muitos urubus é outra razão da interdição da área que fica nas proximidades da pista de pouso e decolagem, podendo trazer riscos à operação aérea.
“A decisão de interditar a área foi tomada para garantir a segurança. A Infraero monitora diariamente as áreas adjacentes no Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul, uma vez que a referida área é de propriedade da União e está sob responsabilidade da Administradora Aeroportuária, que deve zelar pelo patrimônio público”, explicou a superintendente em Exercício.
Segundo Cleisse Negreiros as situações encontradas nas últimas inspeções contribuíram para a implantação da medida de segurança. O grande número de garrafas quebradas no estacionamento do Igarapé Preto, por exemplo, dificulta as inspeções, além do lixo deixado nos finais de semana atrair urubus, que são animais considerados perigosos para a operação aérea.
“O fator relevante para a decisão de fechar a área foi o risco que a população está correndo ao utilizar os quiosques que não se encontram em condições seguras para uso, podendo desabar a qualquer momento, além do perigo causado pela movimentação de carros e motos nas calçadas em meio aos quiosques e quadra de areia, inclusive utilizando o igarapé para lavagem de veículos”, ressaltou.
Igarape Preto 3
Cleisse Negreiros destacou que a área do balneário não será afetada e afirmou que os quiosques e bares localizados na área do Igarapé foram desativados por falta de renovação do convênio de utilização de área. Como não houveram concessionários habilitados com a documentação necessária para licitação e não houve nenhuma manifestação de instituições públicas para firmar novo convênio, a desocupação da área foi necessária já que não havia cobertura contratual
“A desocupação da área dos bares que ficam na outra margem da rodovia foi uma determinação judicial, pois estavam localizados em área que é patrimônio federal e tem normas para sua utilização. O encerramento do contrato de locação foi a causa da desocupação que teve que ser feita pela Infraero que notificou por várias vezes os proprietários, inclusive dando oportunidade de se legalizarem para permanecer”, disse.

A superintendente informou também que na manhã desta quinta-feira (06) recebeu a visita do vereador Valdemir Neto e do assessor do Governo do Estado, Itamar de Sá, para tratar do assunto e foi marcada uma reunião para a próxima segunda-feira (10) para debater soluções que possam garantir melhores condições de utilização da área.
“A Infraero não tem intenção de prejudicar a população cruzeirense. Durante a reunião marcada para segunda feira com representantes do governo do Estado e do Município, serão apresentadas sugestões de ambas a partes para solução da situação. “São necessários investimentos na área para garantir que a comunidade utilize o espaço de forma segura, com garantias que manteremos a segurança e o patrimônio público será resguardado", disse. A situação será tratada na reunião de segunda-feira”, disse.
O vereador Valdemir Neto afirmou que o Igarapé Preto é a mais importante área de lazer do município e seu funcionamento não pode ser afetado, apesar de entender as questões de segurança para a operação aérea. “Nesta reunião vamos debater o que pode ser feito para que a necessidade da população seja atendida e também as normas de segurança de voo garantidas”, disse.
 FONTE.vozdonorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário