terça-feira, 26 de novembro de 2013

INSS divulga cronograma de concurso que terá prova reaplicada

A Funrio divulgou o cronograma do concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para 300 vagas de analista do seguro social, cujas provas serão reaplicadas em 9 de fevereiro de 2014, no turno da manhã. A divulgação da relação dos candidatos que serão convocados para realizar as provas objetivas será em 18 de dezembro. A convocação para as provas objetivas e os locais serão divulgados em 7 de janeiro de 2014. O resultado final do concurso será divulgado em 8 de abril de 2014. O edital com o novo cronograma pode ser acessado no site www.funrio.org.br, no link do concurso do INSS.
Na noite de quarta-feira (20), a Funrio anunciou em comunicado em seu site que as provas do concurso serão reaplicadas para todos os cargos, e não somente para analista do seguro social nas formações em tecnologia da informação, fisioterapia, engenharia civil e administração, que haviam sido anuladas. Serão convocados para realizar o novo exame apenas os candidatos que compareceram à prova do dia 13 de outubro.
O concurso do INSS oferece 300 vagas, sendo 274 para ampla concorrência e 26 para candidatos com deficiência. O salário é de R$ 7.147,12. São 164.209 candidatos inscritos (veja estatísicas por superintendências e formações).
A organizadora havia remarcado provas para quatro cargos para as formações em tecnologia da informação, fisioterapia, engenharia civil e administração depois que candidatos a estas vagas tiveram problemas de insuficiência de cadernos de provas e confusão em locais de provas, entre outros. A nova prova seria feita no dia 8 de dezembro, mas com a decisão anunciada na quinta-feira, a aplicação ficou para 9 de fevereiro de 2014 juntamente com as provas para as demais formações.
De acordo com a Funrio, após reunião com representantes do INSS, chegou-se à conclusão de que seria melhor aplicar a prova para todos os cargos e não somente para as 4 formações que tiveram registro de problemas. Segundo a Funrio, candidatos não estavam entendendo por que a prova iria ser novamente aplicada para uns e para outros não.
O conteúdo programático do edital está mantido para a prova marcada para o dia 9 de fevereiro, assim como as cidades das provas. A prova objetiva será aplicada em 98 cidades listadas no anexo III do edital.
Alteração e desistência
O candidato convocado poderá solicitar alteração da cidade onde deseja realizar a prova até o dia 9 de dezembro, encaminhando um e-mail para: trocacidadedeprova.inss@funrio.org.br, tendo como assunto “Solicitação de alteração da cidade de prova”, informando seu nome, nº de inscrição, identidade, CPF e a cidade onde deseja realizar a prova.
O candidato convocado que não desejar realizar a nova prova poderá solicitar a devolução da taxa de inscrição paga até o dia 9 de dezembro, enviando e-mail para: devolucaotaxa.inss@funrio.org.br, tendo como assunto “Devolução da taxa de inscrição”, informando seu nome, nº de inscrição, identidade, CPF e dados bancários para depósito (banco, conta corrente e agência), ressaltando não ser permitida a apresentação de conta poupança.
O concurso
As disciplinas de todos os cargos são língua portuguesa, ética no serviço público, noções de informática, noções de administração, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional e noções de direito previdenciário.
O cargo com o maior número de inscrições efetivadas (11.080) é o que exige formação em direito destinado à Superintendência Sudeste I do INSS, que tem sede em São Paulo. Os mais de 11 mil inscritos vão concorrer a 9 vagas de ampla concorrência, além de uma vaga destinada às pessoas com deficiência. Na sequência estão os que concorrem também às vagas com formação em direito para a Superintendência Nordeste (11.038), com sede em Recife, e Sudeste II, sediada em Belo Horizonte (9.272).

Veja as estatísticas por áreas:
Estatística - 385 inscritos
Ciências contábeis - 13.123 inscritos
Direito -  47.711 inscritos
Administração - 36.265 inscritos
Engenharia civil - 4.148 inscritos
Engenharia mecânica - 1.674 inscritos
Engenharia elétrica - 2.011 inscritos
Engenharia de telecomunicações - 603 inscritos
Engenharia com especialização em segurança do trabalho - 2.009 inscritos
Arquitetura - 2.630 inscritos
Tecnologia da informação - 8.460 inscritos
Terapia ocupacional - 2.269 inscritos
Pedagogia - 12.699 inscritos
Psicologia - 12.517 inscritos
Jornalismo - 1.570 inscritos
Publicidade e propaganda - 911 inscritos
Fisioterapia - 12.613 inscritos
Letras - 2.611 inscritos

As cidades de maior concentração de candidatos são: Brasília (11.830), São Paulo (8.999), Belo Horizonte (6.520) e Recife (6.040). As cidades com a menor concentração de candidatos são: Tefé (51), Diamantina (269), Ouro Preto (328) e Canoas (344).

As atividades do analista são instruir e analisar processos e cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários; proceder à orientação previdenciária e atendimento aos usuários; realizar estudos técnicos e estatísticos; executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes
às competências do INSS.

As vagas são distribuídas nas seguintes áreas de formação: estatística, administração, ciências contábeis, direito, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de telecomunicações, engenharia com especialização em segurança do trabalho, arquitetura, tecnologia da informação, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, comunicação social (jornalismo e publicidade e propaganda), fisioterapia e letras.
As vagas estão distribuídas nas Superintendências Regionais e Administração Central:
Superintendência Regional Norte Centro-Oeste (circunscrição AC, AM, AP, DF, GO, MS, MT, PA, RO, RR e TO), Superintendência Regional Nordeste (circunscrição PE, AL, BA, CE, PB, RN, SE, MA e PI), Superintendência Regional Sudeste I (circunscrição SP), Superintendência Regional Sudeste II (circunscrição MG, ES e RJ), Superintendência Regional Sul (circunscrição SC, PR e RS) e Administração Central (circunscrição Brasília).

Os candidatos poderão ser lotados em quaisquer unidades subordinadas às
Superintendências Regionais para qual concorre, de acordo com o interesse da administração

O concurso tem a validade de um ano, que pode ser prorrogada por igual período.
FONTE.G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário