terça-feira, 20 de novembro de 2012

Mais de 1.200 advogados estão aptos a votarem nas eleições para escolha de novo presidente da OAB Seccional Acre


O dia e a noite desta terça-feira, 20, promete ser agitado na Sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre, e mais 4 municípios acreanos, onde urnas foram instaladas para que a classe de advogados do Estado do Acre se reúna para escolher o novo Presidente da Ordem por meio do voto.  A votação ocorre simultaneamente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.
No Acre, dois candidatos disputam um dos cargos de maior prestigio na classe jurídica.
De um lado, encabeçando a chapa “Uma Ordem Para Todos” e com apoio irrestrito do atual Presidente Florindo Poersch, o advogado Marcos Vinicius Jardins, que tenta dar continuidade ao projeto político instaurado na OAB local nos últimos 6 anos.
Do outro, o advogado Criminalista Sanderson Moura, representando a oposição com a chapa “Renovação da Ordem” tenta a todo custo mobilizar os advogados para um projeto alternativo.
Marcus Vinicius: a OAB/Acre precisa continuar avançando
 e mantendo as conquistas adquiridas nos últimos seis anos com o atual Presidente Florindo Poersch.
Após intensa campanha, o candidato da chapa Uma Ordem Para Todos, faz um balanço de suas visitas aos colegas na capital e pelo interior e se diz confiante. “Depois de meses de campanha nas repartições, nos escritórios, pelo interior, a recepção foi fantástica e a expectativa é a melhor possível. O doutor Florindo Poersch mudou o rumo da OAB, estruturou a Ordem, agora vamos continuar o trabalho com mais serviços”, completa.
Marcus Vinicius quer continuar o trabalho de Florindo levando a Ordem para mais perto das instituições.
Entre as propostas do advogado estão a defesa dos honorários advocatícios nas instituições, ampliação da parceria com a Escola Superior de Advocacia e valorização da mulher advogada.
“São vários projetos que ampliam a atuação do advogado nas instituições, que valoriza a atuação do jovem advogado e da mulher advogada. Por isso, nossa chapa tem a presença da mulher advogada, porque queremos valorizar ainda mais a mulher advogada. Também iremos ampliar a parceria com o Conselho Federal de Advocacia. Estaremos mais próximos do Conselho, com a possibilidade de o nosso Presidente Florindo se tornar membro da diretoria do Conselho, o que será um feito inédito para o Acre”, enfatiza Marcos Venicius.

Sanderson Moura prega independência e alternância de poder
Embora reconheça os avanços da atual gestão, Sanderson diz que a Ordem precisa estar livre da ingerência política dos governos.
“Nossa expectativa é muito boa. Estamos confiantes que a advocacia entendeu a nossa mensagem, entendeu o nosso projeto. Nosso projeto que visa tornar primeiro a OAB independente. A OAB não pode estar atrelado a governos. Seja governo que for. Seja partido que for. A OAB pertence aos advogados. A OAB pertencer a cidadania brasileira”, ressalta Sanderson Moura.
Sanderson tem como principais propostas a criação da disciplina do Direito nas escolas da rede pública, eleição direta no Quinto Constitucional da OAB para escolha de desembargador e mais transparência sobre os gastos da Ordem.
“A OAB precisa ser democrática. Queremos eleições diretas para desembargador no Quinto Constitucional. Uma das nossas grandes proposta é levar a disciplina de Direito para as escolas, dando oportunidade para que os bacharéis possam dar aula. Também queremos valorizar o jovem advogado e a mulher advogada”, explica Sanderson.
Conheça detalhes da votação
O Presidente da Comissão Eleitoral da OAB/AC, Wanderley Cesário, afirma que a votação será iniciada pontualmente às 9h da manhã e terá o seu termino às 17h. De acordo com presidente, a Votação será manual, não contando com o auxilio da urna eletrônica que em pleitos passados foi utilizada pelas OABs de todo país.
“O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não liberou as urnas, por não ter um tempo hábil para a programação das urnas, adequando-as para as eleições da Ordem. Portanto, todas as seccionais terão votação manual”, explica Cesário.
Segundo a Comissão Eleitoral, 1.245 advogados em todo o Estado do Acre estão aptos a votar, sendo que a grande maioria (1.150) se concentram na capital. Urnas também foram disponibilizadas nos municípios de Epitaciolândia, Sena Madureira, Feijó e Cruzeiro do Sul, visando atender a classe nas regiões mais afastada.
Diferentemente da Justiça Eleitoral, nas eleições da OAB é permitida a Boca de Urna. O ato só pode ser feito a 300 metros do local de votação, informa a Comissão.
Ainda de acordo com organização, a previsão é que o novo presidente seja aclamado por volta das 20h da noite desta terça-feira. redação ac24horas



Nenhum comentário:

Postar um comentário