sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Tarauacá realiza Novenário de São Francisco a partir do dia 20

Entrada Tarauacá (Foto: Duaine Rodrigues/G1)
O município de Tarauacá realiza entre os dias 20 de setembro e 4 de outubro, o 'Novenário de São Francisco'. De acordo com o prefeito Rodrigo Damasceno (PT-AC), mais de 20 mil pessoas são esperadas para participar da festa.
Festa tradicional na cidade, o 'Novenário' é promovido pela Igreja Católica em parceria com a Prefeitura de Tarauacá. Durante 14 dias, comerciantes irão montar mais de 400 barracas nas ruas do município para vender seus produtos. Shows também estão na programação.
"Vamos praticamente dobrar a população dentro do município de Tarauacá. Nossa expectativa maior é unir a questão da devoção religiosa, da reunião da O evento termina com a procissão de São Francisco. Damasceno ressalta que em 2013 a festa deve ser especial por ser o ano do centenário do município.  "Essa festa é a reativação da cultura tarauacaense", salienta.
São José x São Francisco
Um fato que chama a atenção sobre o Novenário de São Francisco, é que apesar de ser uma das principais festividades de Tarauacá, o santo padroeiro da cidade é São José. Segundo o prefeito, isso ocorre porque apesar do segundo ter sido escolhido pela igreja como protetor, o povo tarauacaense, na maioria descendentes de nordestinos, sempre preferiu tradicionalmente o primeiro.
"Ele é o santo que o povo escolheu e a igreja entendeu, tanto que ao lado da Igreja de São José vai ser inaugurada uma estátua de São Francisco", contafamília e o crescimento da economia", explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário