sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Acre no roteiro da primeira série brasileira de TV sobre a Amazônia

 Raimari Cardoso - Agência Acre
RIO BRANCO – Uma parceria entre a produtora Código Solar, do Rio de Janeiro, e o canal Amazon Sat vai resultar na primeira série de TV brasileira de televisão sobre a Amazônia. O projeto vai mostrar a história, a cultura, o extrativismo e a economia dos Estados que concentram a maior floresta do mundo.
O Acre será um dos lugares por onde a caravana do Almanaque Amazônia vai passar, entre a segunda metade do mês de outubro e a primeira quinzena de novembro deste ano, de acordo com previsão do diretor Marcelo de Paula, sócio da produtora Código Solar junto com sua esposa Carla Mendes.
Produtor Marcelo de Paula filma Karajas que participaram do Aruanã. Foto: Arquivo/ Marcelo de Paula
Produtor Marcelo de Paula filma Karajas que participaram do Aruanã. Foto: Arquivo/ Marcelo de Paula
O casal vai atravessar o Brasil, junto com a filha Morgana, de três anos de idade, para fazer uma verdadeira radiografia da Amazônia brasileira abordando temas variados, como pesquisas científicas, história, extrativismo, fauna e flora, bacias hidrográficas, arqueologia, populações tradicionais e outros. A pequena Morgana será personagem na série que será filmada em alta definição e exibida em 48 capítulos, a partir do ano que vem, no canal Amazon Sat.
No Acre, o programa vai abordar assuntos como a Revolução Acreana, com enfoque no herói gaúcho Plácido de Castro. Para isso, Marcelo de Paula já leu o livro Plácido de Castro, um Caudilho Contra o Imperialismo, de Cláudio de Araújo Lima. A trajetória da extração da borracha, desde a colonização até os dias atuais, o advento da primeira fábrica de preservativos masculinos produzidos com látex natural e o modo de vida dos povos da floresta também fazem parte do roteiro da produção em solo em acreano.
Diretor de Meio Ambiente e Turismo de Xapuri, Danilo Araujo, com a editora Carla Mendes, na sede da Código Solar Produções, no Rio de Janeiro. Foto: Arquivo/ Marcelo de Paula
Diretor de Meio Ambiente e Turismo de Xapuri, Danilo Araujo, com a editora Carla Mendes, na sede da Código Solar Produções, no Rio de Janeiro. Foto: Arquivo/ Marcelo de Paula
Em razão de toda a questão histórica e ambiental que envolve Xapuri, o município será um dos locais no Acre onde a produção do Almanaque Amazônia passará mais tempo filmando e documentando. De acordo com Marcelo de Paula, o conjunto de informações que se encontram em Xapuri faz da cidade um dos lugares mais importantes e mais simbólicos da Amazônia.
“A cidade de Chico Mendes está repleta de raízes históricas. A vida do maior líder seringueiro do Brasil não poderia ficar fora do projeto, assim como a Reserva Extrativista Chico Mendes, um fruto deixado pelo ambientalista que merece destaque, pois está diretamente ligada ao desenvolvimento sustentável da Amazônia”, afirma.
Marcelo de Paula e Carla Mendes contarão com o apoio do governo do Acre e de Xapuri durante a estadia no Estado. Em junho deste ano, a Código Solar Produções recebeu o diretor de Cultura e Turismo de Xapuri, Danilo Araújo, que conheceu as instalações da produtora no Rio de Janeiro, oportunidade em que reforçou o total apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município ao projeto do Almanaque Amazônia.
Phelippe Daou Jr. - Diretor Executivo Amazon Sat e Marcelo de Paula selam Parceria de Co-Produção para a Série de TV Almanaque Amazônia. Foto: Arquivo/ Marcelo de Paula
Phelippe Daou Jr. – Diretor-presidente do Amazon Sat e Marcelo de Paula selam Parceria de Co-Produção para a Série de TV Almanaque Amazônia. Foto: Arquivo/ Marcelo de Paula
“Diante da importância socioambiental e econômica do Almanaque Amazônia, faz-se necessária a adesão e apoio dos órgãos federais, estaduais, municipais e empresas privadas para realização da série de TV. E, justamente por esse motivo, a Secretaria de Meio Ambiente de Xapuri está à disposição para dar todo o suporte necessário ao atendimento do Projeto no Município”, garantiu o diretor.
O documentário Almanaque Amazônia também será pioneiro na neutralização do carbono. O gás carbônico emitido pelos veículos que vão percorrer essa quilometragem e  pelos deslocamentos de barcos, aviões e helicópteros será neutralizado com o plantio de mudas de árvores nativas dentro da área de atuação do canal Amazon Sat. Para realizar a carboneutralização, o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) fará o calculo da quilometragem percorrida e escolherá a melhor época para o plantio levando em conta a sazonalidade da região     FORTE .portal amazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário