terça-feira, 11 de março de 2014

Após recuar rio Madeira retorna a marca de 19 metros



O rio Madeira amanheceu nesta terça-feira (11) com exatos 19 metros acima do seu nível natural. O período chuvoso permanece na região amazônica, aumentando a probabilidade de que o rio possa chegar aos 21 metros até o final do mês de março. Dentro de um período de trinta dias, o rio Madeira subiu aproximadamente três metros.

Comunidades que vivem na região conhecida como Baixo Madeira estão recebendo apoio de equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, os moradores são retiradas das áreas de perigo e levados à casa de familiares ou abrigos montados em escolas públicas e ginásios poliesportivos em Porto Velho.
Nessa última segunda-feira (10) a justiça condenou os dois consórcios responsáveis pela construção das usinas de Jirau e Santo Antônio no rio Madeira a darem toda a assistência aos atingidos pela cheia do rio Madeira, caso contrários pagariam a multa diária estipulada em cem mil reais.
Em Porto Velho o perigo maior continua sendo as doenças provenientes das águas que invadiram esgotos e trouxeram para áreas urbanas uma grande quantidade de ratos e outros animais portadores de doenças infectocontagiosas.
Distritos e municípios rondonienses que dependem de acesso através da BR-364 sentido Acre são os que mais sofrem com o isolamento trazido pela cheia do rio Madeira. Na capital o abastecimento de gás e combustível foram os primeiros a sofrerem aumento no preço.
Outro grave problema será após o recuo do nível do rio. Comunidades ribeirinhas alagadas correm o risco de desaparecer após a baixa do rio. Com a força dos banzeiros ocasionados pelo represamento do rio, centenas de metros de margem do rio onde vivem essas comunidades devem ser tragadas pelas águas.
Alguns bairros da capital já estão sem o abastecimento de água devido a CAERD (Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia) estar passando por dificuldades no seu centro de distribuição e tratamento localizado na margem do rio Madeira. A força dos banzeiros estão quebrando uma barreira feita para conter o avanço do rio.

As águas do rio Madeira devem permanecer dentro do perímetro urbano da cidade até meados do mês de abril, época em que as chuvas cessam na Amazônia.


FONTE.rondoniaovivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário