terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Nível do Rio Juruá eleva 3 metros em uma semana e se aproxima da cota de alerta

rio juruáEm Cruzeiro do Sul o nível registrado do Rio Juruá na manhã desta terça-feira (14) já atinge 10 metros e 70 centímetros . Igarapés que durante o verão eram intrafegáveisjá oferecem a navegação para pequenos barcos.Com as constantes chuvas que caem desde as ultimas semanas na região a tendência é que o nível do rio só eleve.
movimento rio juruáNesta época a facilidade da náutica atrai mais pessoas à usarem o transporte fluvial, o que já se nota no constante movimento de pessoas e veículos nas margens do rio. O comandante de embarcação Marcos Maciel realiza as viagens para os municípios vizinhos há cinco anos e avalia que nesse período a navegação melhora consideravelmente.
“Fica muito melhor para navegar. Em viagens que antes eu fazia em oito horas, agora gasto quase a metade desse tempo”, falou o homem.
rio jurua 2Mas é preciso está sempre atento durante a navegação, pois qualquer descuido pode gerar acidentes. Infelizmente ainda pode-se constatar adultos e crianças navegando sem o uso do colete. O comandante do Corpo de Bombeiro de Cruzeiro do Sul, Major Marcelo Araujo, pede que a população se atente para cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes.
“É importante que os donos de embarcações possam também amarrar os motores, para se caso vir a ter algum acidente não perder o único meio de renda que eles tem”, explicou o comandante.
rio jurua 1Mesmo faltando apenas 90 centímetros para o Rio atingir a cota de alerta que é de 11.80, as famílias que residem nas áreas de alagação nas margens do Rio Juruá ainda não foram removidas, pois ainda não estão em perigo.
 A cota de transbordamento é de 13 metros, e a qualquer momento pode ser atingida no município, tendo em vista que os municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter já atingiram essa cota. E na última semana o Rio Juruá elevou mais de 3 metros.
rio jurua 3No ano passado a cheia desabrigou 32 famílias das regiões de alagação ao registrar 13 metros e 78 centimetros. A maior cheia já registrada em Cruzeiro do Sul aconteceu no ano de 1995 quando o Juruá chegou a pouco mais de 14 metros.
FONTE.tribunadojurua

Nenhum comentário:

Postar um comentário