quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Fortes chuvas na região de Sena eleva o volume das águas do rio Iaco e já assusta moradores

O ciclo das águas que marca o inverno amazônico já se intensifica nesse início de 2014, na região do Estado do Acre, na cidade de Sena Madureira o ciclo sempre foi visto como sinônimo de transtornos, uma vez que vários bairros mal planejados, acabam tomados pelas enchentes, que aparecem pelos principais rios e igarapés que cortam a cidade, como os igarapés; Cafezal, Caitiano e Chá, assim como os rios Iaco, Caeté e Purus esse ultimo influenciando diretamente no nível dos demais.

De acordo com dados da Defesa Civil municipal, o nível das águas do Rio Iaco subiu mais de 2 metros nas ultimas 48 horas, já se aproximando da cota  de alerta que é de 14 metros. Os dados já  são preocupantes, principalmente pelo fato de está chovendo muito na região. Bairros como Cafezal, Praia do Amarilio e parte do Jardim Primavera já apresentam sinais de enchente nos igarapés que cortam os atravessam.
A Defesa Civil passou a monitorar o nível das águas do rio Iaco para ter um controle sobre os riscos, que se forem evidenciados, aí sim vão fórmular um plano de contingencia. O detalhe é que o ciclo das águas acontece todos os anos e um plano de contingencia sempre é formulado de ultima hora, o caráter preventivo parace não fazer parte do vocabulário da administração pública.
A essa altura na deveria haver um fundo de reservas para atender as possíveis vítimas de enchente, já designado um local adequado para acomodar o maior número de famílias possíveis, ter garantidos medicamentos e materiais de limpeza. E cada orgão parceiro deveria está com uma cópia do plano de ação. Mas, em Sena já é acostume  fazer  as coisas de ultima hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário