quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Haitianos trouxeram prostituição e doenças, denunciam moradores de Brasiléia.

Um dos pontos críticos da reunião, foi quando várias pessoas puderam dizer e denunciar fatos que estão acontecendo em Brasiléia.
Brasiléia recebeu nesta segunda-feira (2) a visita de uma Comissão Externa do Senado a fim de verificar a situação pela qual estão passando os imigrantes que chegam em busca de refúgio no Brasil, bem como averiguar denúncias de moradores e autoridades locais.

“Estou convencido que as coisas não podem continuar como estão; vamos fazer uma reunião de emergência em Brasília com a presidência da República, ministérios envolvidos, bancadas de senadores e deputados do Acre, para melhorar essa estrutura que está causando preocupação para a população de Brasiléia.

A comissão, da qual faz parte os senadores Jorge Viana, Aníbal Diniz e Sérgio Petecão, e a deputada federal Perpétua Almeida, esteve acompanhada de prefeitos do Alto Acre e representantes do Conare e Acnur.

Se estima que já entraram pelas fronteiras acrianas mais de 13 mil imigrantes, maioria haitianos, desde 2010. Desde então, o governo Federal tem gastado milhões com logística para recebê-los na cidade de Brasiléia, onde foi montado um abrigo provisório que já mostra ares de permanente.

Durante a visita, eles puderam constatar a precariedade das instalações utilizadas por estes imigrantes. Eles receberam, ainda, a denúncia de que haveria pessoas lucrando com a chegada dos imigrantes e a proposta de construção de uma estrutura permanente para acolhimento destas pessoas.

“Sou totalmente contra essa proposta e vamos investigar essas pessoas que estão lucrando com isso aqui”, comentou o senador Sérgio Petecão. A deputada federal Perpétua Almeida propôs a criação de um alojamento na BR 317, como forma de evitar os transtornos aos moradores de Brasiléia e oferecer melhores condições de acolhimento aos imigrantes.

Entre os imigrantes, existe a suspeita de que haja pessoas portadoras de HIV, doenças virais, envolvimento com álcool e até, prostituição. Estes problemas serão levados a Brasília pelos parlamentares.
“A situação está fora de controle, e deixou de ser um ato de humanidade e virou um problema grave. Já não é mais provisório e a população da cidade está correndo riscos”, disse o senador Jorge Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário