quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Câncer de Colo do Útero é a segunda maior causa de morte de mulheres por tumor no Brasil

vacina_cancer_

Aqui no Acre, a incidência dessa doença acompanha os números nacionais   

Para isso, um projeto de lei apresentado na assembleia legislativa essa semana prevê a obrigatoriedade da vacina gratuita para prevenção desse tipo de doença. O deputado estadual Chagas Romão, autor do projeto de lei, chama atenção para a incidência de câncer do colo do útero em mulheres de 9 a 26 anos de idade.
O parlamentar acreano se baseou em pesquisa do próprio ministério da saúde que revela que o papilomavírus, causador da doença, que é identificado como a segunda maior causa de mortes de mulher por tumor no Brasil.
Aqui no Acre, a incidência dessa doença acompanha os números nacionais, por isso o deputado apresentou o projeto de lei que se for aprovado, torna obrigatório no sistema único de saúde do Estado, o fornecimento de uma vacina preventiva do vírus HPV.
Depois de apresentado, o projeto de lei ainda deve ser colocado para avaliação do plenário. Em seguida, será encaminhado para as comissões especializadas da casa antes de ser levado para votação. Em 9 estados brasileiros as assembleias legislativas já tornaram obrigatório o fornecimento desse tipo de vacina por parte do governo estadual. No Acre, o deputado Chagas Romão acredita que não será diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário