sexta-feira, 20 de julho de 2012

FEM e Concultura visitam municípios para construção do Plano Estadual de CulturaFEM e Concultura visitam municípios para construção do Plano Estadual de Cultura

tam municípios para construção do Plano Estadual de Cultura

 
Uma equipe formada por membros da Fundação Elias Mansour (FEM) e do Conselho Estaduall de Cultura (Concultura) percorre o interior do Acre para mais uma etapa de formação do Plano Estadual de Cultura (PEC). Com oficinas de sensibilização, a meta é envolver os gestores, fazedores e conselheiros de cultura para debater ideias que deverão gerar novas propostas para a construção dessa ferramenta. Na próxima terça-feira, 24, Rodrigues Alves será o último a ser visitado. 

De acordo com Assis Pereira, diretor de Políticas Públicas da FEM, os participantes dos municípios entendem que é importante organizar a gestão da cultura em cada lugar do Estado para que seja possível potencializar a ação do poder público com as ações e, o mais importante, ampliar a atuação da sociedade civil. 

“Eles se convenceram que precisam dar alguns passos, como organizar o seu Sistema Municipal de Cultura (SMC), consolidar o Plano Estadual de Cultura (PEC) e também reforçar a importância daquilo que chamamos de OCPF, que se refere à criação do órgão gestor, conselho, plano e fundo de cultura”, disse. 

Atualmente o Acre é o único do país que tem 100% de participação no processo de construção dos sistemas de cultura, o que resulta em uma melhor capacidade de gestão local e ao mesmo tempo ainda estreita as relações com o Governo Federal que hoje prevê 40% do Fundo Nacional aos estados e municípios. 

“Os municípios se comprometeram de que irão enviar uma minuta da Lei de criação do SMC até o dia 30 de julho. Todos eles, durante este mês, farão a adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) diretamente com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultural (MinC)”, comentou Francis Mary, presidente da FEM. 

A previsão da FEM é que uma nova visita seja feita ao interior, ainda em agosto, para a etapa de consulta pública. Todas as propostas que foram feitas até agora serão reunidas e, se ainda não for o suficiente, novas idéias poderão entrar. Posteriormente, todas essas demandas serão apresentadas para que sejam validadas na III Conferência de Cultura do Acre, que deve acontecer no final do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário