terça-feira, 8 de abril de 2014

Terremoto de 5.2 graus é registrado em Tarauacá, no interior do Acre

Terremoto foi registrado pelo Centro de Sismologia da Usp (Foto: Reprodução internet)

Um terremoto de magnitude 5.2 graus na escala Richter foi registrado nesta segunda-feira (7) na região de Tarauacá, distante 400 Km de Rio Branco, pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo. O abalo sísmico teve cerca de 578 km de profundidade e ocorreu às 10h27 no horário local (12h27 no horário de Brasília). De acordo com o centro de pesquisa, o hipocentro foi localizado abaixo das coordenadas 8.23S e 71.55W.
Apesar do registro de abalo sísmico, o tremor não foi sentido pela população. O comandante da Polícia Militar de Tarauacá, Luiz Gonzaga desconhecia a existência de um terremoto na região. Ele estava no município de Cruzeiro do Sul (AC) na hora do abalo, mas afirma que nenhuma ocorrência foi registrada no quartel em relação ao terremoto desta segunda.
"Não tivemos nenhuma ocorrência. Eu fui de manhã, às 7h, para Cruzeiro do Sul, mas quando cheguei no quartel, às 16h, ninguém me passou nada relacionado a isso. Ninguém nem comentou nada quando cheguei, até onde sei o terremoto não foi sentido pela população", afirma.
De acordo com professor Alceu Ranzi, formado em geografia pela Universidade Federal do Acre (Ufac), com mestrado em geociência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufgrs), o Acre fica na região mais propensa para a ocorrência de terremotos no Brasil, mas quase não são sentidos pela população.
"O Acre é a região mais propensa e onde tem a maior ocorrência de terremotos no Brasil, só que os terremotos que ocorrem no estado são de extrema profundidade, embora eles sejam de uma magnitude elevada, como 5.2. Eles são muito profundos, pouco são sentidos pela superfície", afirma.
O especialista explica que os terremotos do Acre ocorrem por causa do encontro da Placa Sul-Americana de Nazca. "A placa de Nazca é no fundo do Oceano Pacífico, que vem por baixo da América do Sul, e o encontro dessas duas placas formam os Andes.  Cada vez que há um movimento dessas placas tectônicas, os terremotos ocorrem em baixo do Acre", diz Ranzi.
FONTE.G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário