sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Simuladores vão ser instalados em autoescolas no AC até final de janeiro

Simuladores de direção chegam em algumas auto-escolas da região (Foto: Marlon Tavoni/EPTV)
Os alunos que iniciarem a autoescola em janeiro de 2014 terão que realizar mais um procedimento para conseguir tirar a carteira de habilitação. Antes de realizar as aulas práticas é obrigatório que o aluno passe por um simulador de direção. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC),  21 simuladores vão ser instalados até o final de janeiro em todo o estado. Destes, nove são para a capital.
Ainda segundo o órgão, no estado existem 44 autoescolas, sendo 20 em Rio Branco. Segundo a diretora geral do Detran, Sawana Carvalho, foi feito um estudo para saber quais autoescolas iriam precisar adquirir os equipamentos e quais teriam que partilhar o uso do aparelho.  Mensalmente são expedidas 2.102 habilitações, segundo o Detran.
"Já temos o estudo da quantidade de alunos e habilitados por mês, para saber qual autoescola teria a condição de ter o equipamento e qual teria que fazer o compartilhamento. A autoescola que devido a quantidade de alunos não tem condição, nós vamos autorizar compartilhar o equipamento com outra autoescola", explica.
A obrigatoriedade do uso do simulador entra em vigor já no início do ano, mas os equipamentos ainda não chegaram ao estado. Para Jonatas Reda, gerente administrativo de uma autoescola da capital, que já solicitou a compra do simulador, a instalação dos aparelhos no final de janeiro não vai prejudicar os alunos. "Os alunos que estão em curso levam um tempo até concluir a parte teórica. Até eles terminarem, chega o simulador", afirma.
Para Maria Gorete, dona de outra autoescola da capital, uma das vantagens do simulador é a possibilidade de dar noções diferentes ao motorista antes da experiência na rua. "O simulador vai dar várias noções, de sol, chuva, dirigir à noite, de curvas, de paradas e pontes. Ele tem esse diferencial, que antes de iniciar uma habilitação você não observa, como placas, paradas, faixas", comenta.
A diretora geral do Detran acredita que o simulador vai dar mais segurança no trânsito. "No simulador, ele vai ter cinco horas/aulas, para quando for para via pública ter mais experiência de como se comportar. Isso dá segurança para o aprendiz, o instrutor, que põe a vida em risco, além de contribuir para a fluidez do trânsito", acredita.
FONTE.G1 AC

Nenhum comentário:

Postar um comentário