terça-feira, 2 de setembro de 2014

Feijó tem 10 mil bicicletas para 2 mil automóveis

Ter a bicicleta como principal meio de transporte não é mérito exclusivo de algumas cidades europeias. O Brasil também tem o seu exemplo. Os moradores do município de Feijó, no Acre, somam dez mil bicicletas, enquanto a frota automotiva, incluindo carros, motos, ônibus e caminhões, é de apenas 2.180.

14961_759143917477043_1259518347887121007_n

Os dados são da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). A bicicleta é o meio de transporte preferido da população local, que conta com um relevo privilegiado para as pedaladas. Além disso, a opção é simples e barata, o que a torna acessível a maior parte da comunidade.
O município está a pouco mais de 300 quilômetros da capital, Rio Branco, e é famoso nacionalmente por produzir o melhor açaí do país. Mas, o ramo não é o único promissor para a economia local. A constante procura por bicicletas abre um leque para lojas e oficinas.
Em entrevista, o vendedor José Carlos Pereira de Lima, confirmou que o negócio é rentável. “Todo dia a gente vende bicicleta. Em Feijó isso dá dinheiro e é um dinheiro limpo, aqui é o município do Acre que mais vende bicicleta, além de Tarauacá, AC. (…) Mesmo quem tem carro costuma também ter bicicleta”, explicou.
De acordo com o último censo do IBGE, o município tem pouco mais de 32 mil habitantes. Sendo assim, a relação média é de três pessoas para cada bicicleta.
Com inforamções do CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário