domingo, 12 de janeiro de 2014

Vagas em concursos públicos batem recorde dos últimos cinco anos

Em 2014, o Brasil deve abrir o maior número de vagas em concursos públicos nos últimos cinco anos.
O Brasil deve abrir, em 2014, o maior número de vagas em concursos públicos nos últimos cinco anos. Devem ser quase 50 mil só no governo federal. E já tem muita gente se preparando pra essa maratona.  
Sábado de sol tem banho de piscina, passeio no parque, todo mundo na maior curtição. Quase todo mundo.
A aula no cursinho é sobre conhecimentos bancários. O edital nem foi publicado e a sala está cheia. Quem quer ser funcionário público sabe que a concorrência é grande.  “Eu vou tentar até a hora que eu conseguir. É o meu sonho, eu almejo ele”, afirma Eduardo Cortez, administrador de empresa. 
Tem que fazer sacrifício mesmo. “A gente não tem tenho de arrumar o cabelo, fazer a unha, como pessoas normais têm”, diz outra estudante.
O ano começa com muitas oportunidades para os concurseiros. O número de vagas previstas no orçamento de 2014 é o maior dos últimos cinco anos: 47 mil só na administração federal.
Quase cinco mil vagas para substituir terceirizados. Se todas forem preenchidas, o gasto com as contratações vai ultrapassar os dois bilhões e setecentos milhões de reais.
O economista Raul Velloso diz que a renovação do quadro de funcionários é necessária, o problema, segundo ele, não está na quantidade de contratações: “A gestão e o regime. A gestão é ruim. Não há avaliação de desempenho adequada. Não há julgamento do comportamento do servidor. E o regime é muito rígido. Tem estabilidade total. Salários mais altos do que o setor privado”.
Estudar para concurso é um investimento. De tempo e de dinheiro. Num cursinho, por exemplo, a mensalidade pode chegar a R$650. E ter previsão no orçamento não significa que o concurso vai sair do papel. Nos últimos cinco anos, quase 35% das vagas previstas não foram efetivamente abertas.
Mesmo assim, de 2010 para cá foram realizados concurso para preencher cerca de 83 mil vagas. Correr esse risco faz parte do jogo. Pensamento positivo também. “Eu tô perdendo tempo agora, estudando... Tô perdendo minhas férias, mas eu sei que vai valer a pena depois, com certeza”, conta Karoline Soares Silva, estudante.

FONTE .G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário