quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Presos arrebentam tornozeleiras e fogem em Cruzeiro do Sul



Dois reeducandos do presídio Manoel Neri da Silva em Cruzeiro do Sul (AC), que  estavam no regime semiaberto há quatro meses, violaram o lacre da tornozeleira eletrônica e fugiram no início deste mês.
O equipamento danificado foi encontrado pelo diretor da unidade prisional, Marqueones dos Santos Moura, na residência de familiares dos presos. O monitoramento dos reeducandos que usam a tornozeleira eletrônica é feito via satélite e toda a movimentação fora do presídio é acompanhada pela unidade.
De acordo com o diretor, a maioria dos presos que estão usando esse equipamento, não estão obedecendo as regras  de inclusão.
“Hoje tem 41 presos em Cruzeiro do Sul usando a tornozeleira eletrônica, mas a maioria vem desobedecendo as regras de inclusão que é a rota por onde ele deve andar. Cada vez que esse preso sai da rota determinada pela justiça, é emitido um sinal pelo satélite para a sala de monitoramento, e essas informações estão sendo encaminhadas ao judiciário, e eles podem a qualquer momento perder essa liberdade”, disse o diretor.
O uso da tornozeleira eletrônica foi implantado pela justiça como forma de ‘desafogar’ os presídios e beneficiar os presos sentenciados que progridem para os regimes semiabertos e abertos. Ao usar o equipamento, o detento ganha a liberdade para trabalhar e dormir em casa até cumprir o restante da pena.
De acordo com a juíza substituta da Vara de Execuções Penais da comarca de Cruzeiro do Sul, Ana Paula Sabóia Lima,  já foram expedidos mandados de prisão  para que eles cumpram o restante da pena em regime fechado. Eles devem ainda pagar o prejuízo causado na destruição do equipamento.
“As providências já estão sendo tomadas para que eles retornem ao presídio para o cumprimento da pena e ainda vão pagar pelo equipamento danificado. Quanto aos outros presos que estão desobedecendo as regras de circulação estabelecida pela justiça, vão ser tomadas medidas mais severas”, afirmou a juíza.
FONTE.G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário