segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

INSS muda data de reaplicação de provas para 300 vagas de analista

A Funrio e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mudaram data de reaplicação das provas do concurso para 300 vagas de analista de seguro social. Agora, os exames serão aplicados no dia 9 de março, no turno da tarde. Todos os candidatos que se inscreveram no concurso poderão fazer a nova prova.
Inicialmente, o exame tinha sido marcado para o dia 9 de fevereiro, no turno da manhã. Mas, segundo o comunicado da organizadora, a mudança da data da prova considera uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Federal, por intermédio da Procuradoria da República em Goiás, para que todos os inscritos no concurso público para o cargo de analista do seguro social, regido pelo edital no 1/2013, de 9
de agosto de 2013, realizassem a nova prova objetiva.
A divulgação da relação dos candidatos que serão convocados para realizar as provas objetivas será em 24 de janeiro. A convocação para as provas objetivas e os locais serão divulgados em 18 de fevereiro. O resultado final do concurso será divulgado em 8 de maio de 2014. O edital com o novo cronograma pode ser acessado no site www.funrio.org.br, no link do concurso do INSS.
O concurso do INSS oferece 300 vagas, sendo 274 para ampla concorrência e 26 para candidatos com deficiência. O salário é de R$ 7.147,12. São 164.209 candidatos inscritos (veja estatísicas por superintendências e formações).
A organizadora havia remarcado provas para quatro cargos para as formações em tecnologia da informação, fisioterapia, engenharia civil e administração depois que candidatos a estas vagas tiveram problemas de insuficiência de cadernos de provas e confusão em locais de provas, entre outros.
De acordo com a Funrio, após reunião com representantes do INSS, chegou-se à conclusão de que seria melhor aplicar a prova para todos os cargos e não somente para as 4 formações que tiveram registro de problemas. Segundo a Funrio, candidatos não estavam entendendo por que a prova iria ser novamente aplicada para uns e para outros não.
O conteúdo programático do edital está mantido para a prova marcada para o dia 9 de março, assim como as cidades das provas. A prova objetiva será aplicada em 98 cidades listadas no anexo III do edital.
Alteração e desistência
O candidato convocado poderá solicitar alteração da cidade onde deseja realizar a prova até o dia 10 de janeiro, encaminhando um e-mail para: trocacidadedeprova.inss@funrio.org.br, tendo como assunto “Solicitação de alteração da cidade de prova”, informando seu nome, nº de inscrição, identidade, CPF e a cidade onde deseja realizar a prova.
O candidato convocado que não desejar realizar a nova prova poderá solicitar a devolução da taxa de inscrição paga até o dia 10 de janeiro, enviando e-mail para: devolucaotaxa.inss@funrio.org.br, tendo como assunto “Devolução da taxa de inscrição”, informando seu nome, nº de inscrição, identidade, CPF e dados bancários para depósito (banco, conta corrente e agência), ressaltando não ser permitida a apresentação de conta poupança.
O concurso
As disciplinas de todos os cargos são língua portuguesa, ética no serviço público, noções de informática, noções de administração, noções de direito administrativo, noções de direito constitucional e noções de direito previdenciário.
O cargo com o maior número de inscrições efetivadas (11.080) é o que exige formação em direito destinado à Superintendência Sudeste I do INSS, que tem sede em São Paulo. Os mais de 11 mil inscritos vão concorrer a 9 vagas de ampla concorrência, além de uma vaga destinada às pessoas com deficiência. Na sequência estão os que concorrem também às vagas com formação em direito para a Superintendência Nordeste (11.038), com sede em Recife, e Sudeste II, sediada em Belo Horizonte (9.272).
Veja as estatísticas por áreas:
Estatística – 385 inscritos
Ciências contábeis – 13.123 inscritos
Direito – 47.711 inscritos
Administração – 36.265 inscritos
Engenharia civil – 4.148 inscritos
Engenharia mecânica – 1.674 inscritos
Engenharia elétrica – 2.011 inscritos
Engenharia de telecomunicações – 603 inscritos
Engenharia com especialização em segurança do trabalho – 2.009 inscritos
Arquitetura – 2.630 inscritos
Tecnologia da informação – 8.460 inscritos
Terapia ocupacional – 2.269 inscritos
Pedagogia – 12.699 inscritos
Psicologia – 12.517 inscritos
Jornalismo – 1.570 inscritos
Publicidade e propaganda – 911 inscritos
Fisioterapia – 12.613 inscritos
Letras – 2.611 inscritos
As cidades de maior concentração de candidatos são: Brasília (11.830), São Paulo (8.999), Belo Horizonte (6.520) e Recife (6.040). As cidades com a menor concentração de candidatos são: Tefé (51), Diamantina (269), Ouro Preto (328) e Canoas (344).
As atividades do analista são instruir e analisar processos e cálculos previdenciários, de manutenção e de revisão de direitos ao recebimento de benefícios previdenciários; proceder à orientação previdenciária e atendimento aos usuários; realizar estudos técnicos e estatísticos; executar, em caráter geral, as demais atividades inerentes
às competências do INSS.
As vagas são distribuídas nas seguintes áreas de formação: estatística, administração, ciências contábeis, direito, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de telecomunicações, engenharia com especialização em segurança do trabalho, arquitetura, tecnologia da informação, terapia ocupacional, pedagogia, psicologia, comunicação social (jornalismo e publicidade e propaganda), fisioterapia e letras.
As vagas estão distribuídas nas Superintendências Regionais e Administração Central:
Superintendência Regional Norte Centro-Oeste (circunscrição AC, AM, AP, DF, GO, MS, MT, PA, RO, RR e TO), Superintendência Regional Nordeste (circunscrição PE, AL, BA, CE, PB, RN, SE, MA e PI), Superintendência Regional Sudeste I (circunscrição SP), Superintendência Regional Sudeste II (circunscrição MG, ES e RJ), Superintendência Regional Sul (circunscrição SC, PR e RS) e Administração Central (circunscrição Brasília).
Os candidatos poderão ser lotados em quaisquer unidades subordinadas às
Superintendências Regionais para qual concorre, de acordo com o interesse da administração
O concurso tem a validade de um ano, que pode ser prorrogada por igual período.
Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário