Os meios de comunicação de massa têm a função social de informar o público
sobre assuntos de seu interesse. Mesmo que, por vezes, esses assuntos sejam noticiados de maneira sensacionalista. Os motivos de noticiar um fato desta ou daquela forma dizem respeito apenas ao interesse da organização/jornalista ou qual sentimento querem despertar no público a partir da publicação (aqui no sentido de anunciar, propagar). Essa característica (a forma e os motivos de noticiar) abrange todos os meios de comunicação e seus produtos. Não se restringe apenas aos jornais, mas ao cinema, às telenovelas, aos desenhos animados, à programação da televisão, às propagandas.
Os meios de comunicação fazem parte do cotidiano das crianças e pré-
adolescentes. De acordo com Wanda Jorge (2004), as crianças passam, em média, 3,5 horas por dia em frente à televisão. “Em estudo feito pela Unesco, o tempo que as
crianças gastam assistindo a televisão é, pelo menos, 50% maior que o tempo dedicado a qualquer outra atividade do cotidiano, como fazer a lição de casa, ajudar à família, brincar, ficar com os amigos e ler” (JORGE, 2004).
sobre assuntos de seu interesse. Mesmo que, por vezes, esses assuntos sejam noticiados de maneira sensacionalista. Os motivos de noticiar um fato desta ou daquela forma dizem respeito apenas ao interesse da organização/jornalista ou qual sentimento querem despertar no público a partir da publicação (aqui no sentido de anunciar, propagar). Essa característica (a forma e os motivos de noticiar) abrange todos os meios de comunicação e seus produtos. Não se restringe apenas aos jornais, mas ao cinema, às telenovelas, aos desenhos animados, à programação da televisão, às propagandas.
Os meios de comunicação fazem parte do cotidiano das crianças e pré-
adolescentes. De acordo com Wanda Jorge (2004), as crianças passam, em média, 3,5 horas por dia em frente à televisão. “Em estudo feito pela Unesco, o tempo que as
crianças gastam assistindo a televisão é, pelo menos, 50% maior que o tempo dedicado a qualquer outra atividade do cotidiano, como fazer a lição de casa, ajudar à família, brincar, ficar com os amigos e ler” (JORGE, 2004).
Nenhum comentário:
Postar um comentário