terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Prévia da inflação oficial acelera em fevereiro e acumula alta de 2,35%

Dinheiro

A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), teve variação de 1,42%, em fevereiro, e ficou 0,5 ponto percentual acima dos 0,92% da da taxa de janeiro, de acordo com dados divulgados hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE). O aumento foi o maior para os meses de fevereiro desde 2003, quando a taxa registrou 2,19%.

Com o resultado de fevereiro, o IPCA-15 – prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país – acumula alta de 2,35% nos dois primeiros meses do ano. Em fevereiro do ano passado, a alta chegou a 1,33%. Considerando os últimos 12 meses, o índice foi para 10,84%, o maior desde novembro de 2003, que chegou a 12,69%.
Pressão
As influências mais fortes na composição do IPCA-15, segundo o IBGE, são resultado dos grupos Alimentação e Bebidas, com variação de 1,92% e impacto de 0,49 ponto percentual, Transportes, com 1,65% e 0,3 ponto, e Educação, com 5,91% e impacto de 0,27 ponto percentual. Juntos, os três grupos responderam por 75% do IPCA-15

FONTE.agenciabrasil

Vídeo mostra homossexual sendo agredido no Terminal Urbano de Rio Branco

Dois rapazes agrediram um homossexual no Terminal Urbano de Rio Branco, no final de semana. O vídeo da agressão começou a repercutir nas redes sociais nesta segunda-feira, 22. O vídeo foi feito através de um celular.
Depois de ser agredido de forma violenta, o homossexual pega uma faca e sai atrás de um dos agressores. Enquanto várias pessoas assistem as agressões. Não se sabe a razão da briga.
Assista o vídeo:



FONTE.AC24horas.com

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Dilma pede ao STF rejeição de recurso da Câmara no processo de impeachment

A Advocacia-Geral da União (AGU), representando a presidenta Dilma Rousseff, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), manifestação em que pede o desprovimento do recurso enviado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que questiona o rito definido pela Corte para o processo de impeachment.
“Diante do exposto, a Presidenta da República requer, em preliminar, o não conhecimento dos presentes embargos, tendo em vista a ausência de acórdão formalizado que possa ser objeto de questionamento. Acaso ultrapassada a questão preliminar, o que se admite por eventualidade, requer o desprovimento [rejeição] dos embargos de declaração opostos pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados”, diz o texto.
A manifestação, protocolada na noite de sexta-feira (19), foi solicitada pelo ministro Luís Roberto Barroso para julgar o recurso em que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tenta modificar o julgamento no qual a Corte decidiu invalidar, em dezembro do ano passado, a eleição da chapa avulsa para formação da comissão especial da Casa que conduzirá o processo de impeachment. Cunha sustenta também que os senadores devem dar prosseguimento a decisão que for tomada pelos deputados.
O documento é assinado pelo advogado-Geral da União substituto Fernando Luiz Albuquerque Faria. No início da manifestação, o texto analisa o fato de o recurso ter sido apresentado por Cunha antes da publicação do acórdão, o texto final da decisão. “Como apontar omissão, contradição ou obscuridade em acórdão ainda não formalizado?” E completa: “Sendo assim, como o acórdão do julgamento de mérito desta arguição ainda pende de formalização e publicação, os presentes embargos de declaração são intempestivos, não merecendo conhecimento."
Enviado pela AGU, o documento defende que não há, na decisão do STF, contradição ou “premissa equivocada” com relação “à impossibilidade de existência de candidatura avulsa para a formação da Comissão Especial de impeachment”, como alegado pela Câmara. Em dezembro do ano passado, por 6 votos a 5, a Corte entendeu que a comissão deve ser formada por representantes indicados pelos líderes dos partidos, escolhidos por meio de chapa única, e não por meio de chapa avulsa. O documento discorda ainda do posicionamento da Câmara quanto outros pontos como por exemplo, o papel Senado no processo.
Na sexta-feira, a Advocacia do Senado também enviou manifestação sobre o tema na qual defende que a Casa não é obrigada a seguir a decisão que for tomada pela Câmara dos Deputados no processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A manifestação também foi solicitada pelo ministro Luís Roberto Barroso.
O recurso de Cunha foi apresentado em 1º de fevereiro. No dia 5 deste mês, Barroso decidiu que a Presidência da República e o Senado Federal deveriam se manifestar sobre o recurso.
Em uma segunda etapa, a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República também serão ouvidas sobre o assunto e também terão prazo para apresentarem pareceres. Apenas após essas manifestações, Barroso decidirá sobre o recurso. Segundo o ministro, a medida é necessária pela relevância da ação e pela necessidade de se preservar o princípio do contraditório e da ampla defesa.

FONTE.Agência Brasil

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Imagem da Virgem Maria aparece durante forte chuva em município próximo a Cruzeiro do Sul

                                               nossa senhora (3)

Uma aparição da Virgem Maria na última terça-feira (16), no município amazonense de Ipixuna, a poucos quilômetros de Cruzeiro do Sul (AC), deixou muitas pessoas curiosas e impressionadas.

Fotografias enviadas à ContilNet por Edmudo Lima, que faz parte do grupo Esperança Viva, da Igreja Católica em Cruzeiro do Sul, mostra uma imagem em um poste da cidade que, segundo ele, seria a mãe de Jesus Cristo.
Edmundo diz que as freiras de Ipixuna entraram em contatos com as Irmãs Franciscanas, de Cruzeiro do Sul, para contar sobre a aparição que foi vista por centenas de pessoas.
nossa senhora1
“Chovia muito forte em Ipixuna, e quando ocorreu uma grande trovoada com relâmpago, as pessoas puderam ver a imagem em um poste, que apesar da chuva não ficou molhado”, conta Edmundo.
A imagem ficou visível das 6 horas da tarde até as dez da noite, diz Lima, e centenas de pessoas que moram no município foram ao local para vê-la. “A cidade parou para olhar”, diz Edmundo.
FONTE.contilnetnoticias

Pesquisa publicada na Folha de São Paulo mostra crescimento do número de eleitores anti-PT

O número de pessoas que dizem preferir o partido de Lula de Dilma despencou nos últimos anos
                                           antipt
Uma matéria publicada neste domingo na Folha de São Paulo mostra que aumenta a cada dia o número de eleitores que não toleram o Partido dos Trabalhadores (PT). A conclusão partiu de uma pesquisa realizada pelo cientista políticos Davi Samuels, professor da Universidade do Minnesota (EUA), e Cesar Zuco Junior, da Fundação Getúlio Vargas.
O estudo diz que os “antipetistas puros” saltaram de 7,49% do eleitorado em 1997 para 11,44% em 2014. “E já representa um grupo proporcionalmente maior que a soma de pessoas que declaram preferência pelo PMDB e PSDB”, diz Folha.
Clique AQUI para ver matéria completa
FONTE.contilnetnoticias

Proposta de Jorge Viana para reduzir número de parlamentares ganha apoio popular

                                  Iniciativa busca diminuir um terço no número de senadores e 25% no número de deputados federais
A Proposta de Emenda à Constituição de autoria do senador Jorge Viana que propõe a redução no número de senadores e deputados federais já ganhou mais de 150 mil assinaturas de apoio no portal E-cidadania, do Senado Federal, que abre consulta ao público sobre projetos em tramitação na Casa. Na FanPage do Senado, foram, até o final desta semana, mais de 50 mil curtidas, 7 mil comentários e 42 mil compartilhamentos na postagem sobre o assunto.
A PEC 106/2015, apresentada pelo Vice-presidente do Senado, pretende reduzir em um terço o número de assentos no Senado e em 25% o número de deputados. O texto, que vai tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), altera os artigos 45 e 46 da Constituição e reduz de 513 para 385 o número de deputados, estabelecendo que nenhuma unidade da federação terá menos de seis ou mais de 53 deputados.
“Acho que é uma maneira de procurar valorizar o parlamento. Reduzindo o número de parlamentares, a gente termina que, indiretamente, fortalece a democracia. Vai ficar mais difícil ser parlamentar e eu acho que os melhores vão ter mais chances”, defende Viana.
Para mostrar que o Brasil pode fazer essa mudança, Viana cita o exemplo dos Estados Unidos, país igualmente extenso, cujos estados elegem apenas dois senadores cada um. O senador destaca a economia que isso significará para os cofres públicos e observa que preserva, no projeto, o equilíbrio hoje existente no Congresso. A proposta assegura os mandatos dos atuais deputados e senadores, ocupantes das vagas a serem extintas.
Ao definir que cada estado e o Distrito Federal elegerão dois senadores, a proposta determina que a composição do Senado baixará de 81 para 54 integrantes. É mantido o mandato de oito anos, assim como a renovação da Casa pela metade, de quatro em quatro anos. E os senadores eleitos na última renovação de dois terços do Senado, bem como os respectivos suplentes, terão seus mandatos assegurados.
Embora reconhecendo o papel do Congresso para a democracia representativa, com as diferentes ideologias representadas na Câmara, e o equilíbrio da federação assegurado pelo Senado, Jorge Viana considera sensato o enxugamento das duas Casas.
O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) aceitou ser o relator do projeto. Jorge Viana reconhece que o projeto deverá encontrar resistência tanto no Senado quanto na Câmara, mas acredita que com a força da opinião pública, ele pode ser aprovado. “Eu acho que o divisor de águas será a recepção dessa proposta pela opinião pública. Se tivermos apoio da sociedade, pode ser que a gente consiga viabilizar aqui no Senado e na Câmara”.
FONTE.AC24horas.com

sábado, 20 de fevereiro de 2016

POPULAÇÃO FECHA PONTE DO MUNICÍPIO DE TARAUACÁ PARA CHAMAR A ATENÇÃO DAS AUTORIDADES

Nesta sábado, 20 de fevereiro de 2016, às 10 horas, na cidade de Tarauacá, no Estado do Acre, a população realizou um protesto que resultou no bloqueio da passagem de veículos pela ponte sobre o rio da cidade durante o período de 40 minutos. A ideia foi chamar a atenção das autoridades para a situação em que obra que custou 45 milhões de reais, inaugurada em 2011, mas, foi interditada em maio de 2014, por causa de um desbarrancamento que comprometeu o acesso a uma de suas cabeceiras. 
O movimento foi pacífico e que teve como linha de frente, a União da Juventude Socialista, as Associações de Moradores, Rádio Comunitária Nova Era FM e Sinteac. A manifestação não teve vinculação política e contou com a participação de muitos jovens, líderes comunitários, moradores dos bairros próximo ao local. 
O prefeito em exercício Chagas Batista, esteve no local apoiando a manifestação, assim como o Deputado Estadual Jesus Sérgio, os vereadores Janaina Furtado e Manoel Monteiro, Secretário Municipal de Esportes e Cultura João Maciel, o Presidente do Sinteac Eurico Paz, os presidentes das diversas associações de moradores do município, comerciantes e população dos bairros. 

A Polícia Militar esteve no local para garantir a segurança dos manifestantes. Nenhum tipo de ocorrência de ação violenta foi registrado no local. Os manifestante permitiram a passagem dos veículos de polícia, bombeiros, ambulância e transporte coletivo. 
Os manifestantes reivindicam a imediata recuperação da ponte que desde 2014 quando teve uma de suas cabeceiras afetadas pelo desbarrancamento do rio. Na época o Deracre em parceria com o DNIT, Exército Brasileiro e Prefeitura, fizeram um trabalho de instalação de uma rampa metálica no local, garantindo assim que o trafego não fosse interrompido. A ponte passou a funcionar com apenas uma de suas pistas liberada. A promessa era que seria realizada uma obra de contenção do desbarrancamento do rio. De lá pra cá nada foi feito e a população do município e de todo o vale do Juruá corre o risco de ser isolada.

O ato de hoje foi apenas um alerta. Ficou combinado que dentro de um mês se não houver manifestação dos governos o movimento vai bloquear a ponte por tempo indeterminado.O bloqueio da ponte durou 40 minutos







quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Homem filma tortura feita a filho de 1 ano para ameaçar a mãe da criança

                                                    

Um homem gravou um vídeo, na véspera do Natal do ano passado, batendo repetidamente no rosto de seu filho, de apenas 1 ano e 9 meses, e tentando enforcar a criança, enquanto ela chora. A intenção do suspeito seria ameaçar a mãe do menino, de 32 anos, com quem ele mantinha relacionamento à época. O registro foi enviado à mulher por WhatsApp, junto com mensagens de ameaça. “Dei na cara dele mesmo, dei muito soco mesmo, era para ter matado ele”, escreve o pai, em uma das mensagens
                                  

Em outro recado, o suspeito faz ameaças diretas à ex-companheira: “Eu vou esperar você sair daí e vou atrás de você para te matar. Ninguém vai ter coragem de ir à delegacia, porque sabem que sou muito violento”. Ele ainda diz desejar que o filho morra: “Eu profetizo a sua desgraça e a morte do (diz o nome do filho), estou pedindo a morte e a desgraça de vocês”. O homem em seguida xinga e ofende a ex.

                                  
As ameaças foram registradas na 37ª DP (Ilha do Governador), em fevereiro deste ano, após a mãe se mudar da casa onde morava com o suspeito, em Madureira, na Zona Norte do Rio. A mulher e o filho vivem juntos, na casa da avó materna, desde janeiro de 2016.



O vídeo tem pouco menos de dois minutos de duração e mostra o menino sentado num carrinho, chorando copiosamente, enquanto o pai grita, dá tapas e tenta sufocá-lo. “Fica quieto”, grita o homem, para logo depois atingir a criança com uma série de tapas no rosto. Em seguida, ele grita: “Cala a boca, desgraçado, cala a boca” e “Cala a boca, diabo”.
                                  
Um tio da criança publicou o vídeo em seu Facebook. As imagens foram compartilhadas mais de mil vezes.
- Muitas pessoas me adicionaram por solidariedade, outras queriam fazer justiça com as próprias mãos, pediam o endereço dele. Eu não dei porque, por mais que a Justiça seja demorada, é a melhor maneira de resolver as coisas - disse ele, que é irmão da mãe do menino.

                                 Pai e filho, em foto cedida pela famíliaAinda de acordo com o tio da vítima, o agressor é funcionário público e trabalha na Secretaria estadual de Educação. Antes do concurso, ele tinha sido professor primário. O tio afirma, ainda, que o suspeito já tinha agredido a mulher algumas vezes, mas a irmã nunca tinha feito registro de ocorrência.
- Ela tinha medo do que ele podia fazer com ela e com o filho, pois ele já a ameaçava - contou.


FONTE.  extra.globo.com

TARAUACÁ: PUBLICADO O EDITAL DO CONCURSO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE


A Prefeitura de Tarauacá publicou nesta quarta-feira (17), o edital de concurso público que oferece 140 vagas para a Secretaria Municipal de Saúde. 

NÍVEL SUPERIOR  
Auditor de controle Interno - 02 vagas
Auditor Fiscal - 01 vaga
Farmacêutico/Bioquímico - 01 vaga
Fisioterapeuta - 01 vaga
Médicos - 04 vagas
Nutricionista - 01 vaga
Odontólogo - 09 vagas
Psicólogo - 01 vaga
Assistente Social - 01 vaga
Educador físico - 01 vaga
Enfermeiros - 09 vagas

NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO
Técnico em análise clínicas - 04 vagas
Técnico em Enfermagem - 10 vagas

NÍVEL MEDIO
Agentes Comunitário de Saúde (área 1) - 02 vagas
Agentes Comunitário de Saúde (área 2) - 06 vagas
Agentes Comunitário de Saúde (área 3) - 05 vagas
Agentes Comunitário de Saúde (área 4) - 05 vagas
Agentes Comunitário de Saúde (área 5) - 03 vagas
Agentes Comunitário de Saúde (área 6) - 05 vagas
Agentes Comunitário de Saúde (área 7) - 07 vagas
Agentes Comunitário de Saúde (área 8) - 11 vagas
Agentes Comunitário de Saúde (área 9) - 10 vagas
Agentes Comunitário de Saúde (área 10) - 11 vagas
Agentes de Endemias - 08 vagas
Auxiliar de controle interno - 01 vaga
Auxiliar de saúde bucal - 09 vagas
Fiscal Sanitário - 05 vagas.


Inscrições de no período de 17 de Fevereiro a 03 de Março no site http://calegario.listaeditais.com.br/

A taxa de inscrição:

R$ 80,00 para os cargos de Nível Superior
R$ 60,00 para os cargos de Técnicos
R$ 40,00 para os cargos de nível médio. 

As inscrições poderão ser pagas até o dia 03 de Março.

Os candidatos que pretendem aderir a isenção podem solicitar no período de 17 a 22 de Fevereiro de 2016.

Mais informações pelo site: http://calegario.listaeditais.com.br/e da Prefeitura:http://tarauaca.ac.gov.br/

EDITAL COMPLETO AQUI 

Blog do Acciolly

Trabalhador morre após ser atropelado por motoniveladora em CZS

Um homem morreu após ser atropelado por uma motoniveladora da empreiteira Colorado, empresa que ele prestava serviço, na manhã desta quarta-feira, 17, na AC-405, Estrada do Aeroporto, na cidade de Cruzeiro do Sul.
20160217052331

A vítima, conhecida pelo apelido de Goiano, estava subindo uma ladeira de bicicleta indo para a sede da empresa para fazer um serviço de pintura, informou o sargento Salvio Junior, coordenador do setor de trânsito do Detran local, que atendeu a ocorrência.
Segundos antes de ser atropelado, o filho de Goiano, uma criança, havia descido da bicicleta para que o pai pudesse subir a ladeira. Na subida aconteceu a tragédia.
A vítima estava sem seus documentos. A polícia informou que o nome será informado no IML pela família para que seja registrada oficialmente a ocorrência.
O motorista da máquina ficou em estado de choque e foi levado ao hospital geral de Cruzeiro do Sul. Ele também deve ser identificado pela polícia. O filho da vítima também está em estado de choque.
FONTE.AC24horas.com

Homem é assassinado a pauladas no Tancredo Neves; enteados da vítima são suspeitos

Boletim-1-2

Jonas Vasconcelos Monteiro, 33 anos, morreu na noite desta terça-feira (16) após ser agredido a pauladas na cabeça em um suposto assalto ocorrido na Rua Palmeiras, bairro Tancredo Neves. Ele chegou a dar entrada no Pronto Socorro de Rio Branco, mas não resistiu aos ferimentos.
Segundo informações dos militares, eles foram informados que um homem havia sido agredido ao reagir a um assalto ocorrido no Tancredo Neves. Ao chegar ao local, os policiais encontraram Jonas desmaiado e encharcado de sangue.
O Serviço Atendimento Móvel de Urgência foi acionado por populares e encaminhou a vítima ao Pronto Socorro, onde não resistiu aos ferimentos e morreu pouco tempo depois.
No local do crime, a polícia ainda encontrou o pedaço de madeira usado nas agressões. A polícia conversou com testemunhas que conheciam a vítima, que apontaram os enteados da vítima como os principais suspeitos do crime. O suspeitos foram procurados pelo bairro e regiões adjacentes, mas não foram localizados. O fato foi registrado pela família na Delegacia de Flagrantes.
FONTE.Oriobranco.net

PREFEITURA DE TARAUACÁ DIVULGA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES DA EJA


PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DO 1º SEGMENTO (1ª a 4º) DO ENSINO FUNDAMENTAL NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - ZONA URBANA E ZONA RURAL. NÍVEL MÉDIO 

EDITAL Nº003/2016 

O MUNICÍPIO DE TARAUACÁ, ESTADO DO ACRE, ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 

FAZ SABER.

A todos quanto o presente Edital virem ou dele tomarem conhecimento que, em consonância com as normas ínsitas nos artigos 37, inciso IX e artigo 27, inciso X, das Constituições Federal e Estadual e alterações posteriores, combinados com o artigo 1º, artigo 2º, inciso VI, c/c o XI, alínea “d” da Lei Complementar nº 58, de 17 de julho de 1998 e suas alterações posteriores, torna pública a abertura de inscrições ao Processo Seletivo Simplificado destinado a contratação temporária de professor para a Educação de Jovens e Adultos na zona urbana e rural, para atuação no 1º segmento. 

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 

1.1.1 Considerando que a Educação é um serviço oferecido pela Administração Pública em caráter contínuo, conforme estabelecem a Constituição Federal e a Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a Secretaria Municipal de Educação realizará processo seletivo simplificado, em regime de contrato temporário, obedecidas as normas e condições deste Edital, para atuarem em caráter emergencial no período compreendido entre Março de 2016, a Dezembro de 2016, de acordo com o calendário escolar Educação de Jovens e Adultos (EJA), Juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (SEME). 

1.1.2 Será constituída uma Comissão Coordenadora para realizar este Processo Seletivo Simplificado. 

1.1.3. O Processo Seletivo Simplificado realizar-se-á sob a responsabilidade da Comissão Interna nomeada pela Portaria nº. 012/2016, obedecidas às normas deste Edital. 

1.2 Todas as informações, referentes ao presente Edital de Processo Seletivo Simplificado, estarão disponíveis no site www.diario.ac.gov.br ewww.assecomtk.blogspot.com.br, sendo de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os Atos, Editais e Comunicados referentes a este Processo Seletivo. 

1.3 A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas deste Edital, como também dos Comunicados e outros informativos a serem eventualmente divulgados; 

1.4 O Processo Seletivo Simplificado será constituído de Análise de Títulos e Currículos em caráter classificatório e eliminatório. 

1.5 Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação no Processo Seletivo, valendo para este fim a publicação da lista dos candidatos classificados no site www.diario.ac.gov.br ewww.assecomtk.blogspot.com.br

1.6 Ao inscrever-se, o candidato afirma estar ciente de todo o conteúdo deste edital e de que todas as exigências nele contidas deverão ser cumpridas, responsabilizando-se pela veracidade das informações prestadas. 

1.7 O resultado final será divulgado no site www.diario.ac.gov.br ewww.assecomtk.blogspot.com.br

1.8 A classificação do candidato no Processo Seletivo Simplificado GERA APENAS A EXPECTATIVA DE DIREITO À CONTRATAÇÃO. É reservado a esta Secretaria o direito de proceder à contratação em números que atenda aos seus interesses e suas necessidades. 

1.9 Os contratos de trabalho por tempo determinado firmados com esta Secretaria pelos candidatos convocados, serão regidos por tempo determinado no período de dez meses; 

assecomtk

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Rio Juruá ultrapassa 11m e atinge primeiras casas em Cruzeiro do Sul

Ribeirinhos começam a usar canoas com a cheia do Rio Juruá, que passou de 11 metros (Foto: Anny Barbosa/G1)

O nível do Rio Juruá continua subindo em Cruzeiro do Sul e nesta quarta-feira (10) passou dos 11 metros. Segundo a medição do Corpo de Bombeiros, o nível está em 11,13 metros, a 67 centímetros da cota de alerta, que é de 11,80 metros. Esse ano, o Rio Juruá não atingiu a cota de alerta, porém, algumas casas às margens do manancial já foram atingidas pela água e preocupa os moradores.
Preocupada com a subida repentina do rio, a dona de casa Celí de Menezes, de 49 anos, foi buscar a mãe, a aposentada Malvira de Menezes, de 80 anos, que reside em uma das casas onde a água já alcançou as escadas.
“Eu vim buscá-la para levar para minha casa. A água já está na escadaria e ela está doente.Tem todo tipo de porcaria nessas águas. Vim buscar ela hoje [quarta,10] antes que encha mais” explica.
Hélio Bussons, de 46 anos, diz que já se prepara para a cheia do rio todos os anos e que a única forma de conseguir sair é por meio fluvial.“Já encheu bastante em pouco tempo e nós estamos aguardando que venha mais água. O transporte é esse mesmo, só de canoa e passando por baixo das casas”, conta.
A aposentada Helena da Silva, de 69 anos, diz que se apega à fé para enfrentar a enchente do Rio Juruá. “Tem que rezar e pedir a Deus que tenha misericórdia de nós e que seja um inverno mais calmo. E também é preciso ter uma canoa, senão fica isolado aqui”, completa.
Helena acredita que a cheia deste ano não será como a de anos anteriores e se emociona ao lembrar do filho que morreu afogado dois anos atrás em durante uma enchente.“Essas águas estão calmas ainda, já teve cheias maiores, como ano passado e retrasado, quando eu perdi meu filho que se afogou em uma enchente. Pior tristeza da minha vida” conta emocionada.
Entenda o caso
Nos últimos dois dias, o volume de chuvas na região de Cruzeiro do Sul, interior do estado, tem aumentado significativamente, fazendo com que o nível do Rio Juruá tivesse uma rápida subida. De acordo com a Defesa Civil Municipal, em 48h o rio subiu 2 metros e atingiu a marca de 10,66 metros na terça-feira (9).
Mesmo estando com esse nível, o rio continua abaixo do esperado para esse período do ano.
O Corpo de Bombeiros faz aferições diárias, mas o volume de água tem se mantido abaixo da cota de alerta, que é de 11,80 metros.
FONTE.G1

Quatro pessoas estavam em avião que caiu em Manuel Urbano, informa dono da aeronave; “Nunca mais ando de avião”, disse criança que saiu ilesa do acidente

aviao
Quatros pessoas estavam no avião bimotor (Seneca) que caiu por volta das 15h desta quarta-feira, 10, logo após decolar da pista do aeródromo de Manuel Urbano, cidade no interior do Acre, informou o proprietário da aeronave Mário Jorge Matos. Não houve vítima fatal. Estavam no bimotor, além do piloto Maycon de Souza, filho do dono da aeronave, uma mulher por nome de Luana e duas crianças, uma de oito anos de idade e um bebê, que era levado pela mulher. O voo seguiria para Santa Rosa do Purus.
“Eu tava na pista e vi como aconteceu. A criança de oito anos saiu ilesa porque ela tava sentadinha bem no meio. Ela saiu andando do avião dizendo pra mim que nunca mais ia andar de avião. A criancinha de colo não sofreu nada, nada. Já disseram que era oito pessoas, mas não era”, conta Mário Jorge.
As duas crianças sofreram apenas com o susto da queda. A mulher teve uma alteração na pressão e foi encaminhada ao hospital de Sena Madureira a mando da médica que a atendeu na unidade de saúde de Manuel Urbano. Já o piloto sofreu um corte na cabeça e precisou ser trazido para Rio Branco numa ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência. Houve demora no transporte para a capital porque a viatura acionada para atender o piloto saiu da cidade do Bujari, a mais de 200 km de Manuel Urbano. Segundo o pai da vítima não há ambulâncias do Samu em Sena e Manuel Urbano.
“A situação mais grave foi mesmo com meu filho, o piloto. Foi um corte na testa que desceu o couro todo da testa, mas eu fui lá e eu mesmo tirei ele do avião e o trouxe pro hospital aqui de Manuel Urbano.”
Uma pane teria ocasionado a queda. “A gente checou o avião tudo bacaninha. Tá tudo bacana. Aí ele fez a carreira e subiu. Quando ele subiu esquentou o motor e falhou. Falhou, falhou, não deu potência no avião e ele tentou retornar pra voltar, mas como avião tava muito baixo o motor não segurou. Deus quem botou a mão. Foi Deus”, diz.
Maycon dos Santos é habilitado há seis anos para pilotar aeronaves de pequeno porte. O avião havia passado por uma revisão há pouco tempo, segundo Mário Jorge. As causas reais do acidente serão investigadas.
FONTE.AC24horas.com

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Vídeo: homem agride mulher com voadora em estacionamento do Guará



Um vídeo, feito por uma moradora do Guará 2, mostra uma mulher sendo agredida com uma voadora por um homem que seria o seu próprio companheiro. Na filmagem, fornecida ao Correio por uma leitora que pediu para ter o nome preservado, o casal aparenta estar discutindo em um estacionamento.
O ataque ocorre quando uma mulher, de cabelos loiros, aparece caminhando entre os carros. Nesse momento, o agressor, de roupa preta, corre e chuta a vítima, que cai ao ser atingida na altura do quadril. A agressão aconteceu na madrugada deste domingo (7/2), por volta das 5h, na Área Especial 2, próximo ao edifício Via Boulevard.

"Tudo começou com xingamentos por parte do homem, que alegava estar trabalhando. Os dois não paravam de discutir. Eles foram subindo a rua. Ele na frente, e ela, atrás. Ele dizia: 'Sai de perto de mim. Não venha atrás de mim'. E a mulher, insistentemente, continuava", narra a moradora, que fez as imagens da janela de um prédio.

"Ele tacou uma pedra muito grande, que chegou a pegar em um dos veículos estacionados. Em seguida, a segurou pelo pescoço. Depois disso, comecei a filmar, pois achei que a agressão pioraria. E piorou, na hora em que ele deu um chute muito forte nela, que caiu no chão, provavelmente desmaiada. Posso afirmar que ela ficou por mais de dois minutos na mesma posição", continuou.

Segundo a testemunha, minutos após agredir a mulher, o homem voltou, a levantou e os dois entraram em um dos pavimentos de uma loja de ferragens da região. "Pela proximidade das vozes, acredito que eles moram lá. A mulher estava com muita dificuldade de andar. Quando entraram, ouvi um grande barulho de portão batendo. Não sei se ele a jogou contra o portão. Continuaram a briga, mas não deu para filmar mais."

Apesar de afirmar que ligou para a Polícia Militar, a dona do vídeo conta que nenhuma viatura apareceu no endereço informado. Por meio da assessoria, a corporação afirmou desconhecer o episódio. À reportagem, a 4ª DP (Guará) respondeu que, até fim da manhã, também não tinha conhecimento do caso. De acordo com a unidade, mesmo que as imagens comprovem a agressão, a ocorrência só pode ser registrada com a presença da vítima.


FONTE.correiobraziliense

Popó persegue ladrão e recupera corrente roubada no carnaval de Salvador

Instagram/Reprodução

Quatro vezes campeão mundial de boxe, Acelino Freitas, o Popó, fez “justiça” com as próprias mãos neste carnaval. Em sua conta pessoal no Instagram, o ex-pugilista postou uma montagem de duas fotos: à esquerda, aparece conversando com um oficial da Polícia Militar; à direita, um homem algemado com as mãos para trás e sem camisa. 

Na legenda da imagem, Popó disse que o ladrão “tentou assaltar a pessoa errada” e que “campeão que é campeão sempre tem um último fôlego”. Ele fez questão de ressaltar que não foi preciso agredir ninguém, mas levou ao delírio os seguidores na rede social


FONTE.correiobraziliense

Médicos da UPA do 2º Distrito são impedidos de se alimentarem durante o Carnaval

Médicos da UPA do 2º Distrito são impedidos de se alimentarem durante o Carnaval
Os médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2º Distrito estão passando fome e estão sendo impedidos de almoçar durante o plantão do Carnaval. O motivo é que o existiria uma espécie de controle por parte da direção que estaria oferecendo um tipo de vale-alimentação, e os profissionais que perderem o ticket deixam de comer.
Segundo uma das médicas constrangidas, houve uma redução da quantidade de comida oferecida e a pessoa precisam levar o talher de casa.
“Eles alegaram que estão oferecendo ticket para não oferecer comida a estagiários, assim, temos que guardar um pedaço de papel [o vale-alimentação], que, se a gente perder, não come. Isso aconteceu comigo neste domingo e aconteceu com uma técnica de enfermagem outro dia”, denunciou a médica que não quis ser identificada.
Segundo o presidente em exercício do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC), Guilherme Pulici, esse tipo de limitação e controle causa estresse em toda a equipe precisa atender a população.
“É um tratamento desumano e demonstra a falta de competência da direção em garantir os direitos mínimos do trabalhador. Eles se alimentam no refeitório da UPA, todos se conhecem e este controle serve apenas como uma forma de assédio moral”, relatou o sindicalista.
Além dos problemas com a alimentação, o Sindmed-AC recebeu também relatos da falta de estrutura, da falta de segurança e da falta de dignidade no repouso.
“Todas as reclamações serão encaminhadas ao Ministério Público. Vamos cobrar novamente do governo as melhorias que deveriam ter sido implementadas”, detalhou Guilherme Pulici.
O presidente interino do Sintesac, João Batista disse que tomará providências sobre o caso que está afetando todos os profissionais da saúde.
FONTE.AC24horas.com

INSS divulga retificação para concurso com vagas para o Acre


Mais uma retificação foi publicada em relação ao concurso público do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A informação é do site “PCI Concursos”.

De acordo com a publicação, desta vez o documento trata de dois itens relacionados ao tópico de descrição das atividades. As alterações foram feitas e publicadas no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira (5). O certame vai preencher 950 vagas entre os cargos de analista do seguro social, com formação em serviço social (150) e técnico do seguro social (800), que exige nível médio.

Além do Acre, há oportunidades distribuídas em mais de 600 municípios, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Paraná, Bahia, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Alagoas, Piauí, Goiás, Roraima, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amapá, Amazonas, Pará, Tocantins, Rondônia e Distrito Federal.

FONTE.contilnetnoticias

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Sinteac convoca assembleia para deliberar data para início de greve dos professores do Estado

                                             rosanacorteponto

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac), Rosana Nascimento, convocou uma assembleia-geral para deliberar sobre a dada do início da greve dos professores e funcionários administrativos. A consulta acontecerá logo após o Carnaval, no dia 12. A pauta de reivindicações é a mesma que resultou da greve de 65 dias em 2015. O governo não apresentou nenhuma proposta, mantenho a promessa de conceder reajustes apenas em 2017.
“Chegamos à metade de janeiro e temos mais quinze dias de fevereiro para ouvirmos o governo. Queremos mais transparência nessas medidas duras para fechar escolas e a substituição dos vigias por computadores. Nossa pauta atende toda a categoria nas demandas mais urgentes e estamos cobrando a correção das perdas salariais e o reenquadramento escalonado dos servidores da educação”, destacou Rosana Nascimento.
O comando de greve, juntamente com a diretoria, decidiu retomar as mobilizações em todas as instituições de ensino e fortalecer os conselhos escolares para acompanhar a funcionalidade da educação pública.
As principais reivindicações são: VDP de 2015 dos professores; aposentadoria das professoras na última referência; piso dos funcionários profissionalizados (equivalente ao piso do Magistério); equiparação de provisórios e efetivos; carreira dos técnicos concursados; e lei de gestão democrática; licença-prêmio; construção de um calendário de liberação das licenças por município; reordenamento e fechamento de escolas.
O Sinteac tem interesse em discutir outros assuntos como terceirização; segurança nas escolas (vigias); 50% da VDP sem utilizar os critérios de pagamento em março; saúde do trabalhador; reenquadramento de professores e funcionários; criar a tabela dos técnicos profissionalizados; reformulação do PCRR em 2014; piso dos profissionalizados; pagamento da sexta-parte e retroativo; desconto da contribuição sindical; pagamento da diferença do décimo-terceiro salário, entre outros.
FONTE.contilnetnoticias

Indicadores da FGV mostram melhora do mercado de trabalho em janeiro

Carteira de trabalho
Dois indicadores da Fundação Getulio Vargas (FGV) apontam tendência de melhora da situação do mercado de trabalho. O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), que busca avaliar o comportamento do mercado de trabalho para os próximos meses com base em entrevistas com consumidores e empresários da indústria e dos serviços, teve alta de 5,4%, ao atingir 73,8 pontos em janeiro deste ano – maior patamar desde janeiro de 2015 (74,2 pontos), numa escala de 0 a 200 pontos.
O crescimento foi influenciado principalmente pelo aumento da satisfação dos empresários de serviços sobre a situação corrente de seus negócios (12,8%) e pelo maior intenção de contratação da indústria para os próximos três meses (7%).
O outro índice da FGV, o Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), calculado com base na opinião dos consumidores sobre o mercado de trabalho atual, melhorou 2,7%, alcançando 97,3
pontos. Apesar disso, segundo a FGV, o indicador ainda mostra um grande pessimismo com a situação atual do mercado de trabalho.
De acordo com a FGV, o IAEmp é construído com base nos números extraídos das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, tendo capacidade de antecipar os rumos do mercado de trabalho no país. O ICD é construído a partir de dados desagregados, em quatro classes de renda familiar, do quesito da Sondagem do Consumidor que capta a percepção do entrevistado a respeito da situação presente do mercado de trabalho.

FONTE.Agencia brasil 

Vice-prefeito de Acrelândia diz que “Cameli quer ganhar crédito em cima do trabalho dos outros”

rasteira_01
Bom dia! Boa tarde! Boa noite!
O tempo fechou lá pelas bandas de Acrelândia, depois que o senador Gladson Cameli (PP) anunciou que o recurso de R$ 1 milhão para construção do Parque da Vaquejada, projeto lançado nesta semana, é fruto de um esforço seu junto ao Ministério da Defesa para apadrinhar uma emenda parlamentar da ex-deputada federal Antônia Lúcia (PSC). O vice-prefeito de Acrelândia, Donizete de Melo (PR), que estava ocupando o cargo de prefeito do município, quando Jonas Dales (PT) foi afastado, afirma que “Gladson Cameli quer ganhar crédito encima do trabalho dos outros”. Para Donizete, o dinheiro foi liberado após uma reunião agendada pelo PR e a ex-deputada Antônia Lúcia, com o ministro Berzoini.
“Quando eu assumi o mandato de prefeito por 60 dias, procurei a ex-deputada Antônia Lúcia, para saber como ela poderia interceder para liberar o dinheiro para construção do Parque da Vaquejada, já que a emenda era de sua autoria. Prontamente, ela que estava trabalhando na organização do PR disse que entraria em contato com a executiva nacional para agendar uma reunião no ministério e tratar da questão. Tenho a foto da audiência com o ministro Berzoini, que se comprometeu em liberar o recurso que estava no orçamento, porque Antônia Lúcia tinha encaminhado toda documentação. Portanto, não foi o senador Gladson quem trabalhou e lutou pelos recursos”, diz Donizete.
A ex-deputada Antônia Lúcia também dispara contra Cameli. “Tenho o documento que comprova que na época da liberação, o senador estava fora do Brasil. Também tem o problema de ele ter tido dois mandatos de deputado federal e nunca liberou nada para Acrelândia ou indicou. Ele tem um ano de senador eleito e nada fez por Acrelândia, com o primeiro ano de suas emendas, ou seja, dois mandatos de federal e o primeiro ano no Senado, ele nunca deu uma moeda, nem um centavo para Acrelândia. Sem falar os mais de R$ 1,5 milhão da Praça da Juventude que estou trabalhando para liberar, mas as medições não conferem, atrasando o início da construção”, ressalta Antônia Lúcia.
FONTE.AC24horas.com

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

DONO DA BIGSAL É UMA DAS VÍTIMAS DE ACIDENTE DE AVIÃO, DIZ JORNAL DE SANTA CATARINA



De acordo com o Jornal Tudo sobre Floripa, uma das vítimas do acidente com um avião em Santa Catarina é o dono da Empresa Bigsal. Veja notícia: Uma aeronave monomotor que decolou às 5h20min da pista 14 do aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, sofreu problemas mecânicos e acabou caindo no mar, no Sul da Ilha, minutos após a decolagem. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu localizar os destroços a cerca de 

600 metros após a Ilha do Campeche. As vítimas que estavam no avião foram identificadas como sendo do empresário rondoniense Robson Guimarães, de 42 anos e do piloto Marlon Neves, também morador de Rondônia. De acordo com informações confirmadas com jornalistas rondonienses, Robson Guimarães é empresário do ramo agropecuário, fazendeiro, proprietário da maior usina de sal mineral de Rondônia. Considerado milionário,

 Robson também mantém residência em São Paulo. De acordo com a Infraero, o monomotor modelo CDM 7 teria perdido o controle com o radar do Aeroporto três minutos após a decolagem. Equipes do setor de Busca e Salvamento dos Bombeiros se deslocam para o local pelo mar para tentar localizar as duas vítimas. De acordo com a Infraero, estavam no monomotor branco e vermelho apenas o piloto e o proprietário do avião, que estaria indo de Florianópolis para Ji-Paraná, em Rondônia.

FONTE.Tudo Sobre Floripa

85 famílias sairão do aluguel em Senador Guiomard através de um projeto do Prefeito James Gomes

O município de Senador Guiomard é um dos poucos do estado do Acre que dispõe de um programa de habitação popular ao custo zero para atender famílias em vulnerabilidade social.
Através de uma proposta do Prefeito James Gomes (PP) ao senador Sérgio Petecão (PSD), deputado Flaviano Melo (PMDB), ex-deputada Perpétua Almeida e o ex-senador Geraldo Mesquita (PMDB) alocaram recursos para a construção de 85 casas populares.
Os entraves burocráticos em determinados momentos da execução do projeto ampliaram o prazo de entrega, mesmo assim o compromisso do Prefeito e sua equipe de governo não foram deixados de lado.
A Secretária de Cidadania e Assistência Social Andréia Guedes Oliveira explica que um processo de escolha foi realizado. “Nós juntamos toda manifestação de interesse das famílias que procuraram a secretaria, fizemos inscrições em um prazo de 6 meses, procedemos a análise social, o Ministério Público também fez uma análise e concluímos o processo”, explica.
Outro entrave era a questão da distribuição da Energia através da Eletrobrás. O Prefeito James Gomes e outras autoridades foram na direção do órgão que pediu prazo e conseguiu fazer a ligação da energia elétrica.
Vencidas essas etapas, um temporal destruiu alguma das casas. A Prefeitura notificou as empresas responsáveis pela construção para que proceda aos reparos.
Um sonho que vai virar realidade através do trabalho do Prefeito James Gomes
A senhora Fábia Alves que é mãe de pelo menos 6 crianças comemora ter sido beneficiada por uma das unidades habitacionais.
“Ganhar uma daquelas casas é a realização de um sonho, o da casa própria, eu agradeço a Deus pelo presente o Prefeito James Gomes juntamente com sua equipe por ter realizado esse projeto”, comemora a dona de casa.
Washington da Silva Oliveira, 22 anos, acadêmico e cadeirante e mora no aluguel também foi beneficiado. “O destino prega peças na gente, mas cabe a nós resolver nossos quebra cabeças, os nossos sonhos a gente têm que lutar, graças a Deus realizo o maior sonho da minha vida de ter uma casa própria através de um projeto do Prefeito James Gomes”, analisa.
Prefeito declara que se senti realizado com o projeto de habitação
O Prefeito James Gomes (PP), se diz lisonjeado com o projeto das casas populares. Gomes lembra que entregou 40 casas no primeiro mandato, estará entregando 85 agora e constrói mais 9 casas.
“Projeto habitacional aqui no Quinari, só meu pai Manoel Gomes fez quando era Prefeito, hoje eu caminho para entregar 134 casas, e o melhor tudo ao custo zero e acredito que temos beneficiado quem mais precisa”, comemora.
Ele ainda ressalta a boa parceria com a bancada federal. “Se não fosse a ajuda do Flaviano, Petecão, Geraldinho e Perpétua, não havia construído, então sou grato a eles”, ressalta o Prefeito.
O prefeito ainda comenta que um projeto para mais 200 unidades está em andamento. A Prefeitura busca fontes de recursos para comprar a área de terra e buscar a ajuda de mais recursos para construir novas casas.
Assessoria