quarta-feira, 31 de julho de 2013

Telexfree anuncia que se tornou Sociedade Anônima

O diretor da Telexfree, Carlos Costa, informou os divulgadores por meio de um vídeo no Youtube, que a empresa deixou de ser Sociedade Limitada (LTDA) para se tornar uma Sociedade Anônima (S.A.), de capital fechado. “Esse é um grande passo para que nós continuemos crescendo no nosso negócio. A nossa empresa chegou a ser S.A. porque cresceu muito”, diz o diretor da Telexfree.

Ele afirma ainda que “a partir de hoje a nossa TelexFree passou a ser Sociedade Anônima”, destaca o diretor no vídeo, apresentando os documentos que comprovariam a mudança. “Tudo original, olha aqui a perfuração.”

Ele confirma que os sócios viraram acionistas. Mas não haverá venda de ações ainda. “Não mudou nada. Não estamos vendendo uma ação. Quando formos liberados, já estaremos preparados para crescermos mais ainda.”

Carlos Costa também diz no vídeo, postado na última sexta-feira (26), que a empresa está se preparando para abrir filiais em todo o país.


De consumidores, eles seriam transformados em cúmplices, diz promotor do ES

O promotor de Justiça Saint’Clair Nascimento Júnior, do Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), diz que a medida trata-se de uma manobra. “Acredito que o passo seguinte seria levar os investidores [ divulgadores] a adquirirem cotas das empresas. Seria uma nova etapa. Eles já bloquearam, inclusive, o acesso de todos às informações sobre suas contas”, diz. “De consumidores, eles seriam transformado em cúmplices”, acrescenta.

Integrante do escritório Peixoto e Cury Advogados, José Nantala Bádue Freire lembra que é muito mais difícil para um sócio conquistar, na Justiça, o pagamento de verbas que julga lhe serem devidas.

“Numa empresa limitada, o terceiro [ quem não é sócio ] que entrar com uma ação para dizer que foi enganado consegue reaver seu dinheiro. Numa S/A, ele deixa de ser um terceiro  para se tornar sócio. Juridicamente, ele perde o direito de dizer que foi enganado”, afirma.

Nascimento Júnior também argumenta que, no caso de uma S/A, é mais difícil alcançar o patrimônio dos sócios para ressarcir eventuais lesados pelo negócio.

“Isso seria lesivo aos interesses dos divulgadores, pois dificultaria estabelecer a responsabilidade dos sócios.”

O promotor afirmou que convocará os sócios da Telexfree a deporem sobre a tentativa de mudar a empresa de limitada para S/A e prometeu entrar com liminar para bloquear a medida.

ASSEMBLEIA DOS SERVIDORES DA REDE MUNICIPAL ACONTECERÁ NESTA QUINTA FEIRA

Amanhã(01.08) acontecerá uma grande assembleia com todos os servidores em educação da rede municipal, pois a Secretaria Municipal de Educação não creditou o aumento conforme acordo firmado com o Sinteac para este mês. 
O Sindicato vai propor não iniciar o segundo semestre que está previsto para próxima segunda feira além da ocupação do gabinete do prefeito e da secretaria de finanças do município.
Esperamos que o secretário possa resolver este problema até a realização da assembleia que está prevista para amanhã as 10h:30min.

FONTE. blog do Sinteac

segunda-feira, 29 de julho de 2013

CONCURSO DA POLICIA CIVIL: SGA DIVULGA RESULTADO DO EXAME PSICOTÉCNICO E ENTREVISTA DO CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL

A Secretaria de Gestão Administrativa divulgou nesta segunda-feira, 29, o Edital n° 076/2013, que torna público o resultado preliminar do exame psicotécnico e da entrevista pessoal do concurso SGA/SEPC (Polícia Civil). O concurso é para preenchimento de cargos de agentes de polícia e escrivão. O edital foi publicado no Diário Oficial do Acre. O resultado preliminar apresenta os candidatos considerados recomendados tanto no Exame Psicotécnico quanto na entrevista.
1.1.1.21 TARAUACÁ
15296071937, ADILA MARIA DA SILVA BATISTA;
15296092024, ANTONIO ERIVAN DE SOUZA AGUIAR; 
15296137449, ANTONIO MARCOS PESSOA DA SILVA; 
15295928715, ANTONIO PESSOA SILVA JUNIOR; 
15296212192, DEBORA ARAUJO FACUNDES; 
15296162181, EVANDRO DA SILVA PEREIRA; 
15296022054, GLELIA DO NASCIMENTO SOUZA; 
15296185752, JOSE JUSCELINO BRASIL COSTA; 
15295919193, JULIANA DE OLIVEIRA COSTA; 
15296159831, LEILA KACIA DA SILVA MORAES; 
15295936650, LEONARDO LIMA E LIMA; 
15296054107, LILIANE ALVES PEREIRA; 
15296178765, MARINETE JOVELINA DE ASSIS; 
15296134230, SAYMON WILLIAM SILVA DE ARAUJO; 
15296166349, VALCIR DO NASCIMENTO CORREIA; 
15296292293, VALDEILSON SILVA DE SOUZA.
FONTE.ac24horas.com

Laranjas receberam mais de 170 mil reais de aluguel de carros fantasmas para a Câmara Municipal de Feijó

Em 2012 a Câmara Municipal de Feijó foi uma das maiores faixadas para esconder a corrupção e seus corruptores. Os aloprados e insaciáveis dos cofres públicos foram com tanta sede ao pote que cometeram as maiores barbaridades com o dinheiro público sem se importarem com as pistas que estavam deixando e que um dia elas pudessem leva-los pra cadeia. Se o Brasil fosse um país sérios onde os corruptos pagassem pelos roubos da coisa pública. Seria isso que ia acontecer.
O escândalo do carro placa 1469 (foto ilustrativo
Em 2012 a Câmara Municipal alugou um FAT Estradas cabine dupla, cor prata, ano 2008, placa 1469, pagando 2.500,00 por mês. Só que, pagaram 14 meses dentro do mesmo ano de 2012, como se o ano tivesse 14 meses. Ou seja, pagaram o 13º e o 14º salário de aluguem do veículo para ficar a disposição das comissões e da Assessoria Jurídica. Além de a Câmara pagar um ano de 14 meses, o carro nunca foi visto a serviço das comissões e nem da Assessoria Jurídica.
O endereço do proprietário do Carro, Francimar Lopes  Cavalcante está situado na Avenida Marechal Deodoro, s/n, centro. A Câmara pagou pelos 14 meses o valor de 35.000,00 reais.
O carro placa MZN-1535(Foto Ilustrativa)
Ainda em 2012, a Câmara Municipal alugou uma L 200, cabine dupla, cor branca, ano 2012, placa MZN 1534, com motorista para atender os trabalhos da secretária, pagando 3.500,00 por mês. O endereço do proprietário fantasma está situado na Avenida Marechal Deodoro, Também sem numero Bairro Centro. A Câmara Municipal pagou 42.000,00 reais a um rapaz que atuava como laranja.
O fantasma do carro 7335
Foto ilustrativa
O primeiro contrato de aluguel da L 200, cor vermelha, ano 2008, placa MZQ – 7335 o proprietário/laranja, apresentou o endereço da Rua Epaminondas Martins, s/n, Bairro Centro. O veículo foi alugado para atender o gabinete do presidente que pegava através da Câmara 3.500,00 por mês. Foram pagos 04 meses, no valor de 14.000,00.
O segundo contrato da mesma L 200, cor vermelha, placa MZQ – 7335, o proprietário já indica a Rua 07 de setembro, Nº 221, Bairro Segundo Distrito, quando na verdade essa Rua fica localizada no Bairro Cidade Nova.
A Câmara Municipal de Feijó pagou mais 21 meses de aluguel no mesmo ano dessa L 200 com dois endereços diferente para também servir o gabinete do presidente da casa.
Juntando os dois contratos da mesma L 200, a Câmara Municipal pagou 25 meses de aluguel para o mesmo carro, no mesmo ano. Ou seja, pagou aluguem acima do dobrado. Só nesse rolo, a Câmara pagou 87.000,00 mil reais para o mesmo corro e dois donos diferentes.
Caso de cadeia
Os documentos mostram que os aluguéis são fantasmas e que, muita gente, incluindo alguns vereadores, assessores, empresas e pessoas laranja podem ter formado uma quadrilha e desviado mais de 800 mil reais da Câmara Municipal de Feijó.

Juntando todo dinheiro só dos alugueis desses carros fantasmas a Câmara pagou aproximadamente 161.000,00 reais. Dinheiro que dava para comprar 05 carros modestos.
Sem culpas
Os novos vereadores não participara e não tem nada a vê com os escândalos cometido de 2012 pra traz. Possivelmente, todos os vereadores e assessores de 2005 a 2012 serão ouvidos pela polícia e Ministério Público. Muitos, serão condenados a devolver o dinheiro, responder por crime de corrupção, malversação do dinheiro público, por formação de quadrilha, por ter facilitado a pratica dos desviu do dinheiro e, se tiver vereador no poder, podem responder por falta de quorum parlamentar e perderem seus mandatos.

FONTE.radiofmfeijo.com

A maldição das drogas

Em Feijó dezenas de menores compram cola e selador para se drogar sem que ninguém se importe com o perigo

Várias mães de menores e adolescentes estiveram na Rádio FM para denunciar a venda de cola de sapateiro e selador quem acontecendo em Feijó. Segundo as senhoras Maria da Silva, Vera, Lucia e Antônia Ferreira, mãe de menores que já estão viciados ou praticando a cheirar esses tipos de drogas, elas estão preocupadas com a facilidade que seus filhos compram a cola de sapateiro.
As mães denunciaram que tanto o comercio quanto algumas movelarias estão vendendo colas e seladores para os menores sem se preocuparem com o mau que estão cometendo e com as consequências que a droga representa para as crianças.

O menor J.S.C de 14 anos, confirmou que já tem muitos garotos cheirando cola até mesmo na porta das escolas. Muitas das vezes os jovens fazem uma vaquinha e compram, tanto a cola como o selador sem problema nem um.

FONTE.radiofmfeijo.com

domingo, 28 de julho de 2013

Mais um Assassinato em Feijó, no Bairro Genir Nunes


De acordo com o boletim de Ocorrências da Policia Militar de nº 786/07-2031, neste sábado por volta das 17h:50, no bairro Genir Nunes, José Francisco Lima da Silva, 23, anos, chegou no bar do Damião, pediu uma dose de cachaça, e logo em seguida desferiu vários golpes de arma,  branca, tipo peixeira, em José Nilton Machado Cordeiro, atingindo-lhe, duas perfurações no abdômen; uma perfuração do lado esquerdo atingindo tórax e uma perfuração na axila do braço esquerdo.    

José Nilton Machado Cordeiro, foi encaminhado ao hospital geral de Feijó, devido seus estado de saúde ser muito grave devido os vários ferimentos,  o mesmo, foi encaminhado ao hospital em Tarauacá, mas José Nilton, não resistiu a viagem e veio a óbito por volta das 20h:25 da noite de sábado.

José Francisco Lima da Silva, foi localizado e preso pela policia militar e está recolhido na delegacia de policia civil de Feijó. 
  
FONTE  http://www.acrefeijo.com.br/

sábado, 27 de julho de 2013

Telexfree diz que devolução de dinheiro a divulgadores é inviável

A Ympactus Comercial Ltda-Telexfree não está disposta a ressarcir seus divulgadores. O Ministério Público Estadual (MPE/AC) ingressou com uma ação civil pública para que a empresa devolva o dinheiro investido por pessoas que pagaram para entrar no sistema. Em um ano, a Telexfree atraiu mais de 40 mil pessoas no Estado.
Em um dos recursos interpostos, a defesa da Telexfree alega que seria inviável “a devolução de qualquer valor, posto que todos os Divulgadores, sem exceção, receberam os VOIPs adquiridos nas condições contratuais e poderiam revendê-los a terceiros, ou ainda utilizá-los”.
A Telexfree argumenta ainda que, como os VOIPs pertencem ao patrimônio da empresa e foram entregues aos divulgadores, a devolução do dinheiro, sem a entrega da mercadoria, configuraria ‘enriquecimento ilícito’ das pessoas cadastradas.
O setor jurídico da empresa também não admite o ressarcimento dos valores das comissões recebidas- o que a pessoa ganha por conseguir novas adesões.
A Telexfree está com as atividades suspensas desde o mês passado por decisão da justiça que acatou a denúncia do MPE/AC de que a empresa pratica o golpe da pirâmide financeira.
FONTE.ac24horas.com

Apontado pela Polícia Federal como o principal articulador do G7, Carlos Sasai tem contrato de R$ 4,3 milhões de sua empresa prorrogado por mais cinco meses


sasai_1docO contrato nº 11.2011.059-AR, no valor de R$ 4,3 milhões, entre o governo do Acre através do Depasa e a empresa Construterra, da família do presidente da Fieac, Carlos Sasai, foi prorrogado por mais cinco meses. É o sexto aditivo ao referido contrato que, inicialmente, foi assinado no dia 09 de novembro de 2011 e tem por objeto a execução do programa Ruas do Povo, no município de Plácido de Castro.

Carlos Sasai, o Carlão como é tratado no meio empresarial, é um dos 15 presos pela Polícia Federal durante a Operação G-7, no dia 10 de maio deste ano, por acusação de crimes de formação de cartel, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, fraude à licitação e desvio de verbas públicas.  Seria ele, segundo as investigações da Polícia Federal, o articulador central de um Possivel cartel de empresas junto aos ex-secretários de Estado Gildo Cesar, (Depasa), Aurélio Cruz (Secretaria de Habitação do Estado) e Wolvenar Camargo (Obras Públicas). Todos estavam entre os presos da G-7.
Na representação final da Operação G7 da Polícia Federal encaminhada a justiça do Acre, o presidente da FIEAC, Carlos Takashi Sasai, é apontado na hierarquia organizacional como o controlador das atividades desenvolvidas pelos demais agentes envolvidos nas denúncias”.
Os presos da G-7 permaneceram 37 dias na prisão e foram soltos após decisão do ministro Luiz Fux, do STF. Todos aguardam em liberdade o julgamento do caso pela justiça.
FONTE.ac24horas.com

TARAUACÁ: REVOLTADOS COM NÃO CUMPRIMENTO DE ACORDO, SERVIDORES MUNICIPAIS DEVEM RECOMEÇAR A GREVE E OCUPAR PREFEITURA.

A Prefeitura de Tarauacá não cumpriu o acordo firmado com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação - Sinteac, por ocasião do movimento dos servidores que culminou com uma semana de greve.

O acordo previa 6% de aumento nos salários da categoria, regência de sala para professores de contratos temporários e outras vantagens para a categoria e seria efetivado no final de julho com retroativo ao mês de maio.

Para surpresa dos servidores, quando foram receber seus salários nenhum valor acertado com o sindicato foi creditado em suas contas.

Não houve manifestação pública do Prefeito e nem tão pouco do Secretário de Educação que estaria em Manaus.

Aconteceu um jogo de empurra-empurra para enganar os servidores e a categoria promete retomar a greve na próxima semana. 

O Sinteac já está convocando uma assembléia para esta segunda feira à tarde e vai propor a retomada da greve e a ocupação do gabinete do prefeito e da secretaria de finanças do município.

Por telefone, o Secretário Edmundo Maciel disse não saber o motivo do não cumprimento do acordo pois, havia passado tudo para a assessoria jurídica do prefeito e daí o mesmo deveria enviar uma lei para a câmara Municipal para votação dos vereadores.

O Presidente da Câmara Manoel Monteiro disse que os vereadores estão de recesso mas estão pronto para a qualquer momento se reunirem e aprovarem o acordo entre sindicato e governo que beneficia os trabalhadores em educação.

O presidente do Sinteac Eurico Paz disse que é inadmissível a prefeitura propor um acordo, a categoria aceitar, encerrar a greve, voltar ao trabalho e ser enganada. Segundo o presidente isso nunca havia acontecido em outras administrações. "O pior é que ninguém aparece para explicar o que aconteceu e isso nos faz crer que foi um verdadeiro calote nos servidores" falou o presidente..

No documento abaixo estão os pontos aprovados na última assembléia. São pontos com uma contraproposta da Prefeitura depois de uma semana de greve, várias rodadas de negociações e algumas assembleias.
 
Veja o documento.    

FONTE.blog do sinteac 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Justiça determina que Telexfree devolva R$ 101 mil a investidor do MT

O advogado Samir Badra Dib, de Rondonópolis, município a 218 quilômetros de Cuiabá, entrou com uma ação na Justiça e conseguiu que a TelexFree, empresa acusada pelo Ministério Público de atuar em esquema de pirâmide financeira, devolva a quantia que foi investida por ele no negócio. O valor do aporte de Dib é de, aproximadamente, 101 mil reais.

Samir Dib realizou o investimento na manhã do mesmo dia em que a Justiça do Acre determinou a suspensão de todos os pagamentos e de novas adesões ao sistema da TelexFree. De acordo com o contrato, o advogado teria sete dias para preencher o requerimento do reembolso. No entanto, devido ao bloqueio, ele não conseguiu contatar ninguém da empresa. Ao perceber que havia perdido o dinheiro e não tinha a quem recorrer na TelexFree, Dib decidiu entrar com uma ação na Justiça para exigir seu dinheiro de volta.

"Eu não sabia que a TelexFree atuava em pirâmide financeira. Achei que era um investimento de risco como qualquer outro, como na bolsa de valores", afirma Dib. A decisão foi assinada pela juíza Milene Aparecida Pereira Beltramini, da Terceira Vara Cível de Rondonópolis.

Conforme a decisão, a TelexFree tem 10 dias para devolver a quantia investida, a partir do dia da decisão judicial - a multa diária por atraso é de 1 mil reais. Esse é o primeiro caso de um participante do negócio que conseguiu recuperar o investimento após o bloqueio de bens da TelexFree pela Justiça.

Pirâmide - O crime de pirâmide financeira se confunde, muitas vezes, com o modelo de marketing multinível, pois ambos trabalham com o conceito de agregar associados à rede de vendas. A diferença entre eles é que no segundo, legal, a remuneração dos associados e vendedores é atrelada ao volume de vendas e não ao número de associados novos angariados. O modelo de pirâmide é insustentável no longo prazo porque a base de potenciais associados fica, com o tempo, mais estreita - e a receita da companhia com a venda dos produtos não consegue ser suficiente para remunerar as comissões de todos os associados.

Além da TelexFree, a BBom também teve seus bens congelados durante a investigação. No caso da primeira, era comercializado um sistema de telefonia via internet, o VOIP (Voice Over Internet Protocol). Já na segunda, a inserção de novos integrantes na rede era feita sob a alegação de que eles seriam parceiros em um comércio de rastreadores, que, segundo a investigação, era de fachada. Nem mesmo os rastreadores eram homologados junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Vereadores de Tarauacá podem pedir afastamento do prefeito Rodrigo Damasceno

Os vereadores estão com assinaturas suficientes para apresentar o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e pedir o afastamento do prefeito por 30 dias.

CPI
Há informações de que o pedido de afastamento teria apoio do Ministério Público, que está devidamente munido de provas dos supostos ‘rolos’ praticados na prefeitura. O problema consiste em falhas em licitações e pagamentos com notas não verdadeiras.
Esperança jovem

Rodrigo Damasceno foi agrande esperança de Tarauacá nos últimos anos. Chegou à campanha vestido de jovem salvador da pátria e é inadmissível que caia na vala comum de políticos envolvidos com escândalos e desmandos.
Sob Suspeitas

FONTE.radiofmfeijo.com

TARAUACÁ: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ACRE INVESTIGA PARALISAÇÃO DE AULAS DA REDE MUNICIPAL POR FALTA DE MERENDA ESCOLAR

O Ministério Público Estadual abriu procedimento para investigar na cidade de Tarauacá, a paralisação das aulas na escola Adelmar de Oliveira por falta de merenda escolar.
Segundo relatório divulgado no Diário Oficial, há duas semanas os alunos da rede municipal vinham sendo liberados mais cedo por conta da deficiência nos estoques da cantina. Revoltados, os professores decidiram paralisar as atividades. O caso ocorreu antes da greve.
O promotor, Luiz Henrique considera a situação como de vulnerabilidade social, lembra em seu relatório a existência de uma lei federal que assegura recursos financeiros consignados no orçamento da união para execução do PNAE, repassados em parcelas aos Estados, Distrito Federal e aos Municípios. 
Além de notificar o prefeito Rodrigo Damasceno, o promotor requisitou informações sobre o titular da pasta de educação e dos membros do Conselho Gestor Escolar.
A reportagem tentou falar com o prefeito. Uma senhora identificada como Rosa disse que o mesmo estava em reunião. Ela forneceu o número do secretário de educação, de nome Edmundo, mas o telefone 99*7 *076 celular estava fora da área de serviço. A chefe de gabinete ficou de dar retorno, o que não aconteceu até a edição desta reportagem.

FONTE.ac24horas.com

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mariri: celebração yawanawa corta o silêncio da floresta e tenta despertar o mundo para suas origens


Estamos reunidos esta semana na aldeia Mutum, Terra Indígena do Rio Gregório, nas florestas do município de Tarauacá (AC), para celebrar a cultura do mariri yawanawa. É um  encontro onde a magia e a beleza de um povo rompem o silêncio da floresta para entoar aos quatro cantos da terra a força de nossa tradição.

Isso me faz voltar no tempo, não muito tempo atrás, após morar e estudar nos Estados Unidos por cinco anos, quando retornei, em 2001, trazendo na bagagem muitos sonhos, entre os quais o de fortalecer a cultura e a espiritualidade yawanawa, o que parecia uma utopia naquele tempo.

Tinha sido convidado pelo meu povo para liderá-lo, em uma época onde a cultura, espiritualidade e as manifestações do yawanawa estavam sendo enfraquecidas e quase sendo esquecidas.  

Os velhos sábios, pajés e doutores do conhecimento tradicional yawanawá, como Tuin Kuru, meu pai, estavam esquecidos pelos jovens, muitos acreditando que a "cultura da cidade” era melhor do que a de nosso povo. Eles só queriam saber de ir para Tarauaca (AC),  para dançar forró, beber, e virar nawas (brancos).

Chegando na aldeia, chamei todos os velhos sábios para me aconselhar e lhes pedi que me ensinassem como liderar nosso povo. Na ocasião, foi realizada uma grande assembleia que durou três dias, quando houve uma profunda reflexão sobre a situação do povo yawanawa no passado, no presente e como gostaríamos de ser no futuro.

Tive essa inspiração ao vivenciar uma longa jornada espiritual com os povos indígenas do Canada, Estados Unidos, México, Venezuela, como os Tepehuanos, Raramuri, Panare, Piaroa, que  lutavam para seguir preservando seu conhecimento tradicional, mesmo que para o modelo de desenvolvimento econômico capitalista pudesse representar um obstáculo.

Aquelas comunidades, por  semanas, realizavam cerimônias, onde todos ficavam em jejum vários dias, antes de beber a bebida sagrada e dançar durante a noite de lua cheia. No caso do México, era o Jikuri, no caso dos Piaroa era o que  chamavam de Yopo, em busca da revitalização da cultura e da espiritualidade.


Então propus iniciar uma nova era de trabalhos com a celebração de cinco dias praticando nossas manifestações culturais e espirituais, dançando, brincando, bebendo uni (ayhauasca).  Nessa época, as únicas pessoas que sabiam, que guardavam o conhecimento de como eram essas manifestações culturais do povo yawanawa, era Tuin Kuru, Tatá, Yawarani e dona Nega. No entanto, Tuin Kuru, era o que mais conhecia as expressões artísticas e as manifestações culturais.

Raimundo Luis Tuinkuru foi um visionário  que trabalhou arduamente até os últimos dias de sua vida em repassar para seu povo todo o seu conhecimento da cosmologia yawanawa. Dedicou sua vida para que a arte, a cultural material, o canto, a dança, a manifestação cultural e espiritual yawanawa não desaparecessem com o tempo, mas para que ela estivesse sempre na vida de cada membro de seu povo.

Mesmo vivendo num mundo globalizado, era seu desejo que o povo yawanawa não perdesse sua conexão com o mundo espiritual, de onde viemos e que, através da arte e da manifestação cultural e espiritual, pudéssemos alegrar nossos espíritos e afastar o mal.  Em vida, Tuinkuru trabalhou arduamente para que o povo yawanawa não perdesse seus costumes tradicionais como a língua, as manifestações culturais e espirituais.

Costumava despertar quando o dia ainda estava clareando e chamava os filhos, os genros, as mulheres, as crianças, para ouvirem seus conselhos sobre como lidar com a vida. Discorria sobre um conto para depois tirar moral da historia e usar como uma lição de vida. Pela manhã, chamava as pessoas para tomar caiçuma e aconselhava a todos sobre moral e virtudes para viverem bem na terra.

Para Tuinkuru, qualquer lugar, era uma sala de aula. Até mesmo a beira de um lago, durante uma pescaria comunitária, servia como palco para ele disseminar o conhecimento tradicional yawanawa. Ainda jovem, aprendeu com seu tio que cada lugar da floresta tem um dono. Se o dono daquele lugar for uma pessoa boa, facilmente encontravam-se frutas, caças e madeiras. Porém, caso o dono fosse miserável, o lugar seria hostil e não produzia nada, pois ele não dava nada a ninguém.

Tuinkuru era um sábio, um filósofo da floresta, um líder, um visionário, que  amava as pessoas incondicionalmente. O seu grande conhecimento da cosmologia yawanawa era tão vasto que era capaz de explicar com detalhes e argumentação sobre qualquer tema e, depois de finalizar sua explicação, deixar qualquer pessoa com a sensação de ter tido uma grande lição de vida.

Foi um grande contador de historias, mas não contava apenas por contar. Ele enfatizava  e buscava as ligações que a história tinha com o mundo em que vivemos, contava com a arte de contar. Mesmo que uma historia fosse aborrecida, ele a transformava numa história atrativa e doce aos ouvidos de quem tivesse ao seu redor.


Tuinkuru atuava, gesticulava e não deixava ninguém sair do círculo sem que tivesse entendido o moral da história que certamente lhe serviria algum dia na vida. Nunca passava despercebido. Sua notável presença se dava sempre pela forte liderança que sempre exerceu durante sua vida. Ele se dispôs a compartilhar seu conhecimento para essa grande celebração acontecer. Naquele tempo, os jovens yawanawa não conheciam como se fazia muitas de suas brincadeiras. Conheciam apenas poucos cantos. As pinturas faciais e corporais eram simples e pouco variadas.  

Todo o povo se animou e, em poucas semanas, se organizou o I Festival de Manifestações e Tradições do Povo Yawanawa, que ocorreu em 2002, com o único propósito de ser uma festa da própria comunidade, onde se manifestariam as cerimônias, brincadeiras que não eram praticadas há muito tempo.

Foram cinco dias sem parar, dia e de noite, como uma programação organizada e dirigida pelo Tuin Kuru. Foi inesquecível o dia em que todas as mulheres, homens, velhos, crianças apareceram vestidos tradicionalmente, pintados, cantando como se fosse antes da chegada do homem branco.

Tuin Kuru, com lagrimas nos olhos, falou que apenas nos sonhos veria nosso povo daquela maneira e que agora ele podia morrer feliz. Ele falou que já fazia mais de 70 anos que muitas das  cerimônias não eram praticadas.

Para essa celebração, os únicos nawas (brancos) amigos que foram convidados foram  o Josh Sage e seu irmão Jade Thomas, para registrar e tornar realidade um antigo sonho,  de produzir um documentário sobre nosso povo.

O documentario, com apoio da empresa Aveda Corporation Inc., foi produzido em 2003, com o titulo “Yawa  – a história do Povo Yawanawa". O primeiro filme sobre o povo Yawanawa originalmente narrado na língua Yawanawa, pelo pajé Tata, e traduzido para  nove línguas (português, espanhol, inglês, coreano, alemão, italiano, francês… ), foi dirigido e co-produzido por mim.

A partir daquele importante evento, veio o “renascimento” do povo yawanawá, onde a cultura começou a ser valorizada por sua população, sobretudo pelos jovens que passaram a se sentir orgulhosos de pertencer ao povo yawanawa. E começaram a ficar curiosos de saber mais sobre sua própria espiritualidade e cultura. Os pajés, como Tata, se tornaram pessoas de muito valor para os jovens por causa do conhecimento do qual eram detentores.


Um exemplo foi Hushahu, que era uma jovem que dava trabalho para nossos pais, e queria só saber das coisas da “cidade.” Pouco depois, Hushahu foi a primeira jovem mulher que teve a iniciativa de aprender com Tata e seu pai Tuin Kuru sobre o xamanismo yawanawa e se tornou pajé também.

Depois de Tata e Yawarani, não tinha mais nenhum pajé jovem que pudesse seguir liderando o xamanismo na comunidade. Hushahu percebeu isso e sentiu que seu destino era o de seguir o exemplo de Tata. As pessoas, sobretudo os homens da aldeia, riram da iniciativa da Hushahu, pensando que, por ela ser uma mulher, não poderia ser pajé, pois não conseguiria fazer os sacrifícios que precisariam ser feitos, por um ano, pelo menos, para conseguir tal objetivo.

Apesar de não ter contado com o apoio da maioria, Hushahu perguntou para seu pai Tuin Kuru, e ele, sabiamente, lhe respondeu que a espiritualidade yawanawa não tinha nada a ver com o sexo (gênero), que o conhecimento vinha do espírito e, que se ela tinha esse objetivo, fosse em frente, mais que não brincasse, porque era uma coisa muito séria.


Foi aí que Tuin Kuru conversou com Tata, o último dos pajés mais fortes yawanawa, para ser o mestre de Hushahu durante um ano. Pouco depois, Hushahu foi seguida pela Putani, sua irmã, que também quis se refugiar junto com ela na mata para aprender e dominar o xamanismo com os mestres Tata e Tuin Kuru.

Ate agora, Hushahu foi a única mulher jovem que realmente conseguiu ficar isolada na mata, em dieta, estudando e aprendendo com Tata, sem sair, durante um ano, sem beber água pura, açúcar, sal, comendo muito pouco, apenas para manter o corpo vivo.

Basicamente, o alimento consistia de 24 horas de uni (ayahuasca) e rapé (tabaco torrado). O resultado foi incrível: Hushahu se transformou em uma mulher bela, forte e respeitada pelos próprios homens que riram dela no início.

Durante esse tempo de dieta, Hushahu recebeu fortes sonhos xamânicos, novos cantos, pinturas corporais e faciais detalhadas e elaboradas, que atá agora são usadas nos festivais yawanawa.

O sucesso de Hushahu quebrou um tabu na tradição yawanawa, onde só aos homens era permitido beber uni e estudar para ser pajé. Hushahu abriu o caminho para outros jovens, incluindo mulheres, que quisessem seguir seu exemplo. Isso tudo graças ao apoio e sabedoria dos velhos Tuin Kuru e Tata, mestres e doutores do conhecimento tradicional.

Atualmente, Hushahu continua estudando seriamente e praticando o xamanismo Yawanawa, cada dia criando mais pinturas faciais/corporais usadas nas pulseiras feitas de miçanga, pintando telas a partir de seus sonhos xamânicos e inovando a arte yawanawa.

O festival, agora conhecido como “Yawa", continua sem a orientação de Tuin Kuru e tem alcançado seu verdadeiro propósito. Mas em todo processo de aprendizado há sempre um ponto positivo e, bem ou mal, as novas gerações, aprenderam que seu conhecimento tradicional é valioso.

Aprenderam que isso pode se transformar em uma oportunidade para que mais jovens voltem a suas raízes e se aprofundem na floresta junto com seus velhos sábios, em busca do saber espiritual de seus ancestrais. E este saber deve ser praticado de forma honesta e séria, para que possa contribuir para o fortalecimento de uma cultura milenar.

O primeiro Festival Yawanawa, tinha como objetivo fortalecer a cultura e espiritualidade Yawanawa, mas com o tempo se tornou muito turístico e nós queremos resgatar a essência da espiritualidade, fazendo reflexão interna, algo mais intimo.


Por isso, até o dia 28 de julho estaremos dedicados à cura, dança, canto, manifestação cultural e espiritual yawanawa na sua essência, na sua pureza, sem interferência da cultura ocidentalizada, conforme a visão do líder Raimundo Tuin Kuru.

O mariri, resgata e fortalece a visão inicial do Yawa, de reunir os yawanawa durante uma semana para celebrar a vida, pois, segundo nossa tradição, a nossa alma sempre tem que esta alegre, se não ele volta.

Sentado numa rede, um pajé reza toda a noite para curar uma pessoa enferma. Reza também para a comunidade global viver saudável, em harmonia com as pessoas e o meio ambiente em que vivem.
Num cantinho despercebido da Amazônia brasileira, o povo yawanawa celebra uma semana de dança, manifestação artística, cultural e espiritual num ato de agradecimentos aos espíritos da floresta pelos bens que ela oferece.

A batida de mais de mil pés, em ritmo de dança, levanta a poeira do terreiro, corta o silêncio da floresta e desperta o mundo para suas origens.

É tempo de despertar, encher nossas vidas de motivações positivas para resgatar nossos valores étnicos e culturais, para não perdemos de vista o caminho de onde viemos.

Hoje nossos velhos podem dormir em paz, pois já cumpriram com sua missão. Nossa missão agora é manter viva a memória de nosso povo, não deixar que a globalização mude nossos costumes e nossa maneira de viver. Cuidar de nossos territórios sagrados para que o verde da floresta de onde vivemos continue a florescer ao amanhecer de cada dia. Cultivar nossas raízes, para que tenhamos uma identidade, cultura e espiritualidade que assegure nossos valores tradicionais. Enfim, que continuemos para sempre yawanawa, que significa povo da queixada.

Tashka Yawanawa é liderança da etnia yawanawa